Reconhecimento facial: Uma forma moderna de segurança - NetSeg

Reconhecimento facial: Uma forma moderna de segurança

Acesso | 2022-09-09

O avanço cada vez mais comum das novas tecnologias faz com que diversas aplicações que antes eram coisas apenas de filmes de ficção científica, sejam hoje ferramentas possíveis de serem utilizadas no mercado, tal como o uso do reconhecimento facial.

Um recurso tecnológico que pode ter uma utilidade especial no setor de segurança, garantindo uma proteção maior para quem opta pelo uso de tal tipo de aplicação. Isso ao lado de diversas estratégias que podem ser adotadas com o apoio da tecnologia.

Sendo possível citar uma maior segurança acerca de um serviço de transporte de carga, que com o auxílio de um sistema de rastreamento eletrônico é possível acompanhar a posição dos caminhões usados na movimentação de um material em direção ao mercado.

Contando também com o uso de materiais tradicionais de serem usados nesse tipo de serviço, como a utilização de cintas de poliéster para movimentação de cargas, para manter um carga unida, facilitando o transporte desse tipo de material de grande peso.

Esse sendo apenas um exemplo sobre como as ferramentas tecnológicas podem ser de grande utilidade para um negócio atual, sendo possível até mesmo combinar essa estratégia digital com o uso de dispositivos mais tradicionais disponíveis no mercado.

Tudo por meio das melhores soluções a serem adotadas diante da combinação de certas estratégias tecnológicas para o seu negócio, com um destaque em especial para a área de segurança, diante da necessidade cada vez maior de soluções para esse setor.

Levando em conta o aumento dos índices de violência, sendo um percentual capaz de pôr em risco tanto a vida dos profissionais que trabalham em tal lugar, como também do próprio material a ser produzido ou transportado por parte de uma companhia.

Ferramentas essas que podem ter uma utilidade especial até mesmo para a sua empresa de avaliação de integridade de caldeira, valendo citar mais uma vez a importância de cuidar da sua segurança por meio do uso de tais ferramentas modernas.

Os avanços na área de segurança

Por meio do seu celular, hoje é possível até mesmo acompanhar tudo o que as suas câmeras de casa estão registrando, usando apenas um aplicativo fornecido pela empresa responsável por cuidar da vigilância de tal espaço.

Esse tipo de segurança pode ser usado até mesmo por quem possui um bebê pequeno dormindo no quarto, observando seus movimentos através de um sistema digital moderno de babá eletrônica, facilitando esse cuidado em particular.

Segurança essa que pode ser utilizada também em seu ambiente profissional, principalmente quando se trata de um local que conte uma alta circulação de pessoas, o que pode envolver tanto uma agência bancária como uma loja de roupas.

Ambos a trabalharem com o mesmo tipo de aplicação tecnológica, que pode ser utilizada também no setor industrial, em sua empresa que presta serviço de instalação de ar condicionado industrial

Cada vez mais tem se destacado as aplicações voltadas ao setor de segurança, e estão presentes nas mais variadas formas, seja em um sistema de vigilância, sensores, alarmes.

Junto a essas opções é válido destacar uma inovação tecnológica voltada ao setor de segurança que é o sistema de reconhecimento facial. Essa inovação pode ser vista até mesmo na palma da sua mão, em seu celular.

E para se aprofundar sobre os valores por trás do uso desse sistema de reconhecimento, primeiro é preciso entender como funciona esse tipo de aplicação com um olhar voltado à área de segurança.

Como funciona o reconhecimento facial?

Esse tipo de sistema trabalha com um sistema de identificação baseado em padrões ensinados a um programa de computador, passando para as máquinas a responsabilidade de analisar um número amplo de dados e assim definir um sistema adequado.

O mesmo tipo de estudo de informações pode ser utilizado por uma equipe de topografia, auxiliando esses profissionais a realizarem algum tipo específico de análise, usando do computador para chegar a resultados em maior velocidade e eficácia.

Conceito que também é trabalhado por um sistema de segurança que utiliza dessa aplicação específica de reconhecimento facial. Agindo rapidamente na identificação de possíveis criminosos que tenham agido em uma empresa ou região em particular.

Sistema esse que trabalha com um reconhecimento a ser feito em cima de três modalidades, por meio do modelo tradicional, 3D ou biométrico, cada um servindo também como etapas do citado avanço tecnológico voltado à área de segurança.

No reconhecimento facial tradicional se trabalha com um sistema baseado na análise de fotos, podendo ser aplicado até mesmo em uma empresa de portaria para condomínio, baseando-se nas fotos registradas de todos os moradores de um conjunto habitacional.

E dessa maneira, otimizar a segurança do condomínio, além de reduzir custos, pois não será necessário um porteiro para efetuar esse serviço.

Já no modelo 3D esse reconhecimento trabalha com uma especificidade maior, conferindo traços de aparência em tempo real. Mas o modelo que mais recebe atenção do mercado hoje é o formato de reconhecimento biométrico.

Ele que funciona através de uma análise profunda de diversos tópicos, como:

  • Contornos;

  • Linhas faciais;

  • Traços;

  • Características.

Baseado nessas informações é possível criar um perfil específico de análise, com tal identificação servindo como base para diferentes ações de segurança a serem adotadas por um empreendimento em sua segurança de diversas maneiras.

Como em um escritório de contabilidade abertura de empresas que pode utilizar desse novo método de segurança para ter um controle sobre todos os profissionais que entram e saem diariamente desse ambiente profissional, para assim manter a segurança do local.

Algo voltado tanto à proteção dos clientes que visitam tal escritório, como também aos profissionais que visitam tal local todos os dias.

Contudo, esse sistema de reconhecimento facial ainda conta com uma certa desconfiança na sociedade de uma forma geral, levantando dúvidas justamente por se tratar de uma tecnologia cuja aplicação é de certa forma recente no mercado.

Para te ajudar nesse sentido, veja algumas dúvidas como sobre esse tipo de aplicação de segurança sendo respondidas logo abaixo.

Onde são armazenados esses dados?

Se um sistema de reconhecimento facial trabalha com uma análise de dados, a pergunta mais importante acaba sendo onde essas informações são armazenadas. Normalmente os próprios sistemas que coletam tais dados costumam informar sobre tal aquisição.

Até mesmo por ser necessário contar com a permissão do usuário, tal como ocorre com os programas de varredura que são informados assim que alguém entra em uma plataforma digital. Com tal coleta sendo informada por empresas como o Google ou Apple.

A única coisa que acaba ficando longe do poder de decisão das pessoas é em relação aos órgãos de segurança do governo, tal como o FBI que possui um sistema próprio de armazenamento de dados.

No Brasil isso é mantido também por órgãos como o Detran, que usa essas informações para facilitar o acesso ao perfil dos motoristas registrados no país.

É uma tecnologia sem falhas?

Recorrer a uma eficiência energética consultoria é algo voltado a procurar entender os resultados de uma companhia em relação à sua fonte de energia. Algo que pode ser feito muito mais precisamente com a utilização de certas ferramentas tecnológicas.

O mesmo vale para o uso de um sistema de reconhecimento facial, trazendo resultados cada vez mais corretos. No entanto, como todo tipo de tecnologia, esse programa não está imune a falhas, e muito disso está voltada a configuração humana desses programas.

Sendo comum que esses sistemas repliquem certos preconceitos ou o acesso a menos informações em relação a públicos que não se encontrem no padrão de autoridade social, como em relação ao homem branco.

De frente a isso, é possível pessoas negras e / ou mulheres acabam tendo maiores chances de serem vítimas de uma análise incorreta.

Como fica a privacidade do usuário?

Esse é o grande tópico de discussão em relação a esse programa, pois enquanto alguns programas dependem da permissão do próprio indivíduo, como no controle de entrada de funcionários de uma fábrica de fechadora de caixas, outros sistemas são mais flexíveis.

Afinal, como garantir a permissão de alguém que passa na rua em frente a uma loja para ter o seu rosto registrado por um sistema de segurança? São questões que vêm sendo discutidas até mesmo legalmente, assim como o cruzamento de informações encontradas.

É indicado o uso desse sistema em minha empresa?

Mesmo se tratando de algo recente no mercado, essa aplicação é sim recomendada às empresas, por facilitar o controle das pessoas que entram e saem da sua companhia, evitando possíveis acidentes através da entrada de um sujeito suspeito.

Sendo fácil até mesmo de identificar tal pessoa nessas ocasiões. Só é importante estar atento a todas as medidas legais que devem ser observadas, de forma a garantir a proteção, mas também a privacidade de todos que circulam em sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.