Conectividade e Inteligência Artificial, tendência em monitoramento - NetSeg

Conectividade e Inteligência Artificial, tendência em monitoramento

Monitoramento | 2023-06-01

Video analytics, IoT e Inteligência Artificial são tendências em soluções de segurança integradas por empresas de monitoramento na América Latina, pois permitem a coleta de informações valiosas para vigilância e usos comerciais.

por Iris Montoya

Entender quais são as soluções de segurança mais utilizadas pelas empresas de monitoramento na América Latina, gera uma aproximação com as tendências de mercado deste setor, principalmente aquelas que dizem respeito ao setor privado, que é o maior e mais demandado desta região. De certa forma, entender essas tendências serve como um termômetro que mede as preferências tecnológicas, bem como os aparelhos ou acessórios que estão dando os melhores resultados em 2023.

Território complexo: a realidade da América Latina
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP), a América Latina e o Caribe são territórios que sofreram com a violência. “Por muitos anos, a região exibiu os maiores índices de crimes violentos do mundo, como homicídios e crimes de gênero, atingindo níveis que podem ser classificados como violência crônica”.

Além disso, a percepção de insegurança dos cidadãos é comparável à de países com conflitos armados, somando-se a baixa confiança da população nas instituições responsáveis ??pela prevenção da violência e redução da insegurança.

O UNDP afirma que tais problemas de segurança afetaram o desenvolvimento sustentável por décadas; A democracia e a qualidade da governança nos países desta região foram enfraquecidas. “Portanto, é compreensível que a segurança do cidadão tenha se tornado um tema prioritário para a agenda regional e um dos principais desafios para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030”.

Alta demanda por serviços de segurança privada e monitoramento
Martín Biera Muriel afirmou em seu artigo "O boom da segurança privada na América Latina" ??publicado pela Universidade de Navarra, que os altos índices de violência na América Latina e a presença deficiente das autoridades dos respectivos Estados em partes do território levaram à proliferação de empresas de segurança privada em toda a região.

Nesse sentido, cabe destacar que o documento do “Encontro Regional do Montreux Document Forum”, realizado em San José, Costa Rica (2018), afirma que “pelo menos 16.174 Empresas de Segurança Privada (EMSP) operam nesta região com um total de 2.450.000 empregados legalmente contratados”, pelo que é fácil concluir que estas empresas têm um papel de destaque no setor da segurança.

A publicação assegurou ainda que o número de efetivos da EMSP supera o número de polícias em muitos países desta parte do planeta, sendo assim os responsáveis ??por responder à maior parte da procura de serviços de segurança.

Assim, é fácil deduzir que existe um leque alargado de empresas que oferecem serviços de vigilância e monitoramento, mais focadas em soluções de segurança. No entanto, não é possível fornecer números precisos, pois até a data de redação deste conteúdo não foi encontrado nenhum documento que condensasse os dados oficiais dessas empresas em nível latino-americano e caribenho, além de rankings de mercado por país e diversas pesquisas de nicho.

Tendências

José Luis Alvarado, especialista em desenvolvimento de negócios e serviços de segurança de ponta, Diretor Comercial da Seguridad GC, destacou que para entender as tendências em soluções de segurança é necessário lembrar que existem dois tipos de monitoramento; aquele que é feito às pessoas, geralmente por meio de um CFTV; e a que é feita à mercadoria, através de plataformas de localização por GPS.

“Atualmente as tendências estão voltadas para o uso da Internet das Coisas (IoT) e da inteligência artificial. Assim, uma das aplicações ou soluções mais procuradas para o monitoramento de mercadorias é o vídeo na cabine, com o uso de Inteligência Artificial (IA) para prever situações em que o operador do veículo pode estar se comunicando online com a central, sistema de monitoramento, sua empresa e seus entes queridos, formando um sistema de confiança que responde às longas horas que este funcionário deve passar fora de casa”.

José Luis sublinhou que este nível de utilização da comunicação e da IA, para além de ser utilizado como um esquema de bem-estar dos operadores logísticos, é sem dúvida um sistema de segurança.

No entanto, o especialista destacou que os cadeados com abertura remota também estão sendo bastante atrativos. “Eles são colocados em áreas estratégicas, principalmente nas portas. Eles têm algoritmos complexos de atribuição de chaves, como fichas de banco, que mudam a cada certo número de segundos; Dessa forma, o operador e a custódia não têm acesso à mercadoria, pois ela só pode ser aberta com confirmação externa da central de monitoramento. Ou seja, não é possível abrir o cadeado manualmente”.

José Luis explicou ainda que em termos de GPS, para localização em tempo real de viaturas e mercadorias, são mais pequenos e vêm com invólucros de polipropileno de alto impacto, bem como ímãs de grande capacidade para instalação externa, mantendo-se portáteis.

“Em esquemas abrangentes com protocolos de segurança, esses GPS são atribuídos, alguns são usados ??como chamarizes e outros estão em roaming com 2 plataformas diferentes, de modo que no caso de um isolador de sinal afetar um deles, o outro é ativado durante o roaming, opera em um canal de comunicação diferente, garantindo assim que a comunicação não seja interrompida.

Perante estes dispositivos de monitoramento de mercadorias, o especialista assegurou que os preços já não são tão caros como no início deste conceito e contam com diferentes sensores que permitem detetar a parada do motor, a abertura de portas, e fornecem várias leituras que permitem uma visão da linha e o que está acontecendo ao longo do caminho.

Para finalizar, Alvarado destacou que a central de monitoramento é parte essencial da operação, embora seja gerenciada por pessoas altamente treinadas, ela funciona com base em informações, essas informações são geradas por GPS, entre outros dispositivos. “Mas também existem processos que permitem a efetivação da custódia vinculada ao GPS; os protocolos, estes servem, por exemplo, para determinar se uma contingência se aplica. Sem esse protocolo, mesmo que você tenha uma central de monitoramento muito especializada e bem equipada, ela não terá real funcionalidade”.

Carlos Puche, fundador e CEO da CPR Latam, também garantiu que a maioria das empresas de monitoramento aposta em integrações com novos equipamentos suportados por IoT, além de plataformas de nuvem. Nesse sentido, destacou que “as câmaras continuam a ser os equipamentos mais utilizados, uma vez que evoluíram para sistemas com Inteligência Artificial”.

Para Carlos, neste momento as empresas de monitoramento em nossa região enfrentam um desafio das assinaturas, pois são um problema na América Latina. “Até a filosofia de pagar por um serviço recorrente é um problema. Do ponto de vista tecnológico, a comunicação com a central de monitoramento é um desafio pela confiabilidade na banda larga”.

Por sua vez, Isaac Valencia Trejo, fundador e CEO da Sissa Monitoring Integral, destacou as opções de análise de vídeo em soluções de segurança que podem ser classificadas como uma tendência. “Mas não de forma isolada, mas sim uma que permita dialogar com outros sistemas, com isso quero dizer que, além de gerar alertas, a central de monitoramento está vinculada a alguma regra de negócio, para ativar outras funções”.

Neste ponto, o CEO acrescentou que a inteligência artificial pode ser adicionada para aproveitar a operação da automação. Não só logicamente, mas também fisicamente.

“Para que as informações da tela de monitoramento possam transferir seus alertas para um dispositivo móvel, com diferentes níveis de escala, ou redirecionar a localização do backup, em determinado momento e em determinadas circunstâncias. Digamos que essas tecnologias estão mais maduras e isso já permite que as integrações sejam mais versáteis”.

No entanto, Isaac chamou a atenção para a necessidade de melhorar a segurança eletrônica, que está diretamente relacionada a todos os dispositivos que estão montados em uma rede de dados. “Essa rede de dados é compartilhada por muitas organizações, inclusive já temos uma situação em que parte da segurança cibernética é afetada, pois foram publicadas notas técnicas de vários fabricantes relatando falhas de segurança nos dispositivos.”

Esta situação implica, para este especialista, que os fabricantes estão constantemente a determinar quando existem falhas de segurança.

Isaac insisti que devemos ver tudo do ponto de vista integral ou, em outras palavras, evitar ver e analisar os componentes separadamente. "Se em determinado momento uma empresa de serviços de monitoramento deseja prestar um serviço que realmente agregue valor aos seus clientes, ela deve abordá-lo a partir de uma visão abrangente."

“Penso que poder tirar mais partido das ferramentas que temos atualmente, como um smartphone, através de aplicações que têm uma finalidade específica e através do desenvolvimento de Apps, no final das contas vai levar a um processo de transformação digital".

Por outro lado, Carlos Alberto Alfonso Grisales, diretor comercial de segurança eletrônica da Seguridad Nacional Ltda (empresa que presta serviços de monitoramento e vigilância humana), explicou que a tendência do mercado de segurança mundial é oferecer proximidade e acompanhamento às diversas necessidades do cliente.

“Normalmente um sistema de alarme é entendido como algo que serve apenas para proteger uma instalação, mas verifica-se que é muito mais complexo. Com a tecnologia mais recente do mercado, é possível conectar o sistema de alarme com som, iluminação ou controle de acesso, mesmo com ar condicionado, e fazer configurações completas para que esses sistemas reconheçam comportamentos e respondam a necessidades como os horários de iluminação ou ativar os alarmes e fechar os acessos quando um dos usuários se afastar mais do que um determinada distância”.

Em outras palavras, de acordo com Carlos Alberto, configurar todos os tipos de cenários por meio de um sistema de segurança eletrônica, o que é uma grande oportunidade, já que pelo menos na Colômbia os serviços de vigilância humana são altos em comparação com a capacidade de pagamento do mercado e é ideal para oferecerem outros mecanismos de atendimento, como um vigia virtual, que reduz o custo em até 30%.

“Vimos uma oportunidade nisso, porque tivemos até que combinar os serviços de vigilância humana e vigilância eletrônica”.

Para finalizar, o diretor comercial partilhou o que pela sua experiência está a marcar tendência no mercado de segurança e, tal como os restantes entrevistados, referiu-se à Inteligência Artificial.

“O CFTV com Inteligência Artificial agora tem um preço confortável. Instalar um circuito fechado de televisão já pode custar menos e adicionar software de IA para fazer reconhecimento facial, reconhecimento de perímetro ou programação diferente não excede as capacidades de pagamento”.

Assim, esta tecnologia tem várias vantagens, por um lado, preços muito competitivos, e por outro, a vantagem de recolher informação complementar, como por exemplo informação comercial no caso das redes varejistas, que ajuda a tomar decisões estratégicas, pelo que tem tornar-se um serviço que vai além da segurança.

“Além disso, a instalação desses circuitos fechados de televisão está crescendo, tanto no setor residencial quanto em áreas comerciais”.

É, pois, inegável que o que vai marcar a tendência em 2023, em termos de soluções de segurança para empresas de monitoramento, para além das funções físicas dos dispositivos, são as suas características de conectividade e o funcionamento da IA, como complemento e gerador de informação que permitirá estas empresas a expandir o escopo de seu portfólio para um que entregue mais dados e tenha maior automação, mas isso também implica desafios em termos de segurança cibernética.

Duvan Chaverra Agudelo
Gerente editorial na Latin Press, Inc,.