Retrospectiva 2025: os 10 marcos de um ano histórico para a LATAM no Brasil - NetAv

Retrospectiva 2025: os 10 marcos de um ano histórico para a LATAM no Brasil

Corporativo | 2025-12-19

Melhor experiência do cliente, modernização da frota, expansão recorde da malha e protagonismo em sustentabilidade marcaram ano sem precedentes da companhia aérea que mais investe no Brasil desde 2021.

Em 2025, a LATAM consolidou um ciclo de crescimento sustentável e amadurecimento operacional, reforçando sua posição como a companhia aérea que mais investe no Brasil. O ano foi marcado pela ampliação de produtos, serviços e atendimento aos clientes, malha aérea, frota de aeronaves, empregos e logística nacional, suportando a agenda brasileira de sustentabilidade e desenvolvimento. Confira a seguir os 10 principais marcos da LATAM no Brasil em 2025:

1. Conectividade recorde e preparação para uma nova expansão em 2026

A LATAM alcançou presença inédita em 59 aeroportos brasileiros e inaugurou 20 novas rotas domésticas e seis internacionais ao longo de 2025. A companhia também lançou quatro rotas sazonais e prepara a abertura de mais duas ligações internacionais até o fim do ano.

Para 2026, está prevista a maior expansão da história da companhia no país, chegando a 63 aeroportos atendidos. Entre as novidades estão rotas como Guarulhos–Uberaba, Guarulhos–Juiz de Fora, Brasília–Campina Grande e Guarulhos–Caldas Novas, além de novos voos internacionais para Amsterdã, Bruxelas, Cidade do Cabo e Buenos Aires/Ezeiza, reforçando a integração do Brasil com destinos estratégicos no mundo.

2. Principal marca empregadora da aviação brasileira e formação de talentos

Em 2025, a LATAM contratou no Brasil mais de 3 mil novos profissionais, superando a marca de 22 mil funcionários no país, e promoveu a migração interna de aproximadamente 3,1 mil colaboradores, reafirmando a sua posição de maior empregadora e geradora de oportunidades da aviação nacional.

A Escola LATAM de Mecânicos, no LATAM MRO de São Carlos (SP), abriu sua primeira seleção para o público externo com bolsas de até 65% e certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Foram selecionados 75 alunos, 40% mulheres, ampliando a diversidade na formação técnica da aviação. Já em dezembro de 2025, a companhia recebeu a homologação da ANAC para instalar um pólo da Escola em seu CML (Centro de Manutenção da LATAM) em Guarulhos (SP), que contará com sua primeira turma destinada a colaboradores no início de 2026.

Na formação de novos profissionais, o programa Proa Direta também aproximou a carreira de piloto comercial de mais de 1.500 jovens em encontros realizados em 8 cidades: Bragança Paulista (SP), Jundiaí (SP), Guarulhos (SP), Maringá (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Belo Horizonte (MG).

3. Ampliação e modernização da frota nacional

A LATAM passou de 161 aeronaves no Brasil em dezembro de 2024 para 167 aeronaves em dezembro de 2025. Em setembro, inaugurou o Hangar 9 do LATAM MRO de São Carlos, que passou a realizar manutenções pesadas dos Boeing 787 de todas as afiliadas do grupo LATAM, reforçando a competitividade, autonomia e agilidade operacional.

Para 2026, o grupo LATAM anunciou a aquisição de 24 aeronaves Embraer E195-E2, com entregas inicialmente para a LATAM Brasil, previstas a partir do segundo semestre de 2026. A chegada do novo modelo permitirá habilitar até 35 novos destinos na malha aérea da LATAM, com ganhos de eficiência operacional.

4. Melhor experiência para o cliente

A LATAM avançou em diferentes frentes que aprimoram a jornada do passageiro no Brasil. Entre os marcos de 2025, estão:

  • Início da renovação (retrofit) do interior das cabines da frota Airbus A319;
  • Modernização da cabine Premium Business;
  • Wi-fi a bordo em 100% da frota doméstica;
  • Anúncio da nova cabine Premium Comfort, para 2027;
  • Construção da maior Sala VIP LATAM da América Latina, em Guarulhos (SP);
  • Ampliação do embarque remoto em veículos elétricos Audi;
  • Parceria com a Revo, que permite o acúmulo de milhas em voos de helicóptero entre Faria Lima e Guarulhos.

Como resultado desses investimentos, a LATAM:

  • Liderou o segmento de viagens corporativas durante o ano de 2025, segundo ranking da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp);
  • Foi reconhecida em maio de 2025 pelo Ministério de Portos e Aeroportos como a companhia aérea mais pontual do Brasil de 2024 na premiação Aviação +Brasil;
  • Alcançou sua maior participação de mercado doméstico dos últimos 12 anos, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC);
  • Venceu, pela segunda vez consecutiva, o Prêmio Reclame Aqui na categoria “Companhias Aéreas”;
  • Foi reconhecida pelo prêmio ‘Empresas que Mais Respeitam o Consumidor’ do portal Consumidor Moderno;
  • Satisfação dos clientes: alcançou Net Promoter Score (NPS) histórico de 54 pontos, aumento significativo em relação aos 17 pontos de 2018.

5. Logística mais eficiente e fortalecimento do e-commerce nacional

A LATAM Cargo retomou a liderança no transporte doméstico de cargas no Brasil em voos de passageiros, com 37% de participação em novembro de 2025, segundo a ANAC*. Foram destaques:

  • Parceria estratégica com a Amazon, atendendo 19 estados;
  • Instalação do primeiro sistema automatizado de sorterização da holding LATAM, com capacidade para 72 mil pacotes/dia;
  • Novas rotas cargueiras internacionais, como Bruxelas–São José dos Campos e Viracopos–Recife–Bruxelas, reforçando o comércio exterior do país.
  • O LATAM Cargo Group foi eleito “Companhia Aérea de Carga do Ano” pelo Air Cargo News Awards 2025.

6. Novo posicionamento global da marca LATAM

O lançamento do conceito “Bem-vindo a ir mais alto” reforçou o compromisso da LATAM com hospitalidade, proximidade e excelência na experiência do cliente. Embora tenha sido lançado após festivais e ações culturais como The Town e Todo Mundo no Rio, ele passa a ser, daqui para frente, o guia de todas as ações da marca.

7. IA e transformação digital a serviço do cliente e da operação

A ampliação do uso de inteligência artificial trouxe ganhos significativos de eficiência. A companhia reduziu em mais de 50% o tempo de atendimento ao implementar GenAI no atendimento por voz e WhatsApp, de forma simples e personalizada, eliminando os antigos menus e a necessidade de o cliente repetir mais de uma vez a sua demanda.. Entre as inovações lançadas estão:

  • Integração com Apple AirTag para rastreamento de bagagem;
  • eSIMs de viagem, permitindo chegada ao destino já conectado;
  • Expansão da manutenção preditiva com a plataforma AVIATAR, reforçando confiabilidade e segurança operacional.

8. Reconhecimentos e premiações de peso

A LATAM acumulou prêmios importantes em 2025, incluindo:

  • Melhor Companhia Aérea da América do Sul (Skytrax), o “Oscar da Aviação Mundial”, pelo sexto ano consecutivo;
  • Five-Star Global Airline (APEX);
  • Companhia Aérea Líder da América do Sul pelo décimo ano consecutivo e Melhor Lounge da Região (World Travel Awards);
  • Premiações contemplando o entretenimento a bordo, conectividade, interior de cabine, catering e Lounge no PAX International Readership Awards;
  • Destaques no TheDesignAir™ Awards, incluindo o reconhecimento de “Marca com maiores avanços”;
  • LATAM Cargo Group como “Companhia Aérea de Carga do Ano” pelo Air Cargo News Awards 2025.

9. LATAM Pass mais simples e com mais opções para o cliente

O programa passou a operar exclusivamente com milhas, que não expiram enquanto o cliente seguir acumulando com a LATAM. A qualificação Elite foi simplificada, com evolução mais rápida entre categorias, e o uso das milhas foi ampliado para serviços como bagagem, upgrades e seleção de assentos.

10. Protagonismo em sustentabilidade e desenvolvimento regional

A LATAM avançou em metas da agenda global de sustentabilidade, incluindo o Avião Solidário, a redução de 97% dos plásticos de uso único e a ampliação do programa Recicle a sua viagem, que separa resíduos de bordo para destinação adequada.

Além disso, a LATAM teve atuação estratégica na COP 30, em Belém, onde foi apoiadora da Conferência e participou de debates sobre SAF, eficiência operacional e mercado de carbono. Entre as ações realizadas, estão:

  • Ampliação de 65% da oferta de assentos para Belém durante o evento;
  • Apoio ao deslocamento de representantes de comunidades que puderam ser ouvidas na conferência;
  • Lançamento do Guia de Turismo Sustentável da Região Norte, em parceria com Amcham Brasil e Embratur;
  • Parceria de upcycling com o Instituto Fênix, dentro do programa Segundo Voo.

Sobre o Grupo LATAM

A LATAM Airlines S.A. e suas afiliadas são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, África, Estados Unidos e o Caribe.

O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A321neo, A320, A320neo e A319.

LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 21 aeronaves de carga. Essas afiliadas de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.