5 dicas para escolher a melhor solução de videoconferência para a empresa - NetAv

5 dicas para escolher a melhor solução de videoconferência para a empresa

Vídeo Conferência | 2016-11-14

As empresas vêm percebendo, cada vez mais, a importância de contar com um sistema eficiente de videoconferência para reduzir custos com viagens e deslocamento de colaboradores, além de aumentar a colaboração entre as pessoas. Por esse motivo, o segmento está em franca expansão, como aponta o estudo “Enterprise Video Conferencing”, realizado pela Credence Research. Segundo a pesquisa, o mercado global corporativo de videoconferência deve crescer 7,5% ao ano, entre 2016 e 2023. Os negócios devem saltar de US$ 2.491 bilhões, em 2015, para US$ 4.48 bilhões, em 2023.

Outro levantamento recente mostra que na área de Recursos Humanos, 45% dos entrevistados já utilizaram o vídeo pelo menos uma vez em seus processos seletivos e 52,4% têm interesse em testar o recurso. A pesquisa, realizada pelo Compleo ATS (Applicant Tracking System), destacou ainda que a diminuição do tempo gasto para uma contratação é o principal benefício do uso da videoconferência para 56,86% dos recrutadores.

Para auxiliar as empresas que pretendem implementar um sistema de videoconferência, veja a lista de alguns detalhes que devem ser avaliados na hora de escolher uma solução. Confira:

1 – Cuidado com a infraestrutura

O áudio e a iluminação devem ser de boa qualidade para que a comunicação seja eficiente, e se for uma reunião em sala pequena, os sistemas disponíveis no mercado com processamento de áudio digital já eliminam o eco durante a conversa. Contudo, se for uma apresentação em auditório, é provável que haja a necessidade de um processador de som. Já a iluminação é fundamental para uma boa qualidade na imagem, pois a luminosidade do ambiente pode prejudicar o foco da câmera, por exemplo. Mas vale lembrar que se o som estiver perfeito, possíveis falhas na imagem são toleráveis.

2 – Avalie a conexão com a internet

A banda de internet disponível está diretamente relacionada a qualidade na transmissão dos dados. Ter um link dedicado é o ideal. Mas se a empresa não possui, deve priorizar os dados para as videoconferências. Desta forma, evita-se que as imagens travem e os sons fiquem ‘picotados’.

3 – Adote a tecnologia que melhor se adapta ao seu negócio

O mercado possui soluções variadas para empresas de diversos portes e áreas de atuação. Por isso, é importante ter o auxílio de um profissional que conheça detalhes técnicos para auxiliar e entender qual o melhor sistema de acordo com o perfil de cada organização. Com o auxílio profissional evita-se a instalação de um equipamento que não se ajustará a cultura da empresa, o que pode dificultar o dia a dia dos colaboradores.

4 – Invista em segurança

Certifique-se de que a solução de videoconferência adotada conta com criptografia de dados para garantir o sigilo das informações. Também é importante ter travessia de firewall para bloquear ameaças e garantir mais eficiência durante a conversa.

5 – Tenha um contrato de manutenção

Avalie a amplitude das ofertas do parceiro escolhido, tenha certeza de que o projeto atende as necessidades da sua empresa – ou seja, não é uma solução de prateleira que estão tentando “te empurrar”; e para finalizar, busque referências sobre projetos anteriores e o conhecimento técnico do seu fornecedor. Todos os pontos destacados são fundamentais para que o sistema atenda às necessidades da empresa. A implementação de tecnologias requer atenção para que os resultados sejam os esperados.