Tendências de Digital Signage no Brasil para 2017 - NetAv

Tendências de Digital Signage no Brasil para 2017

Tendências | 2017-03-02

O mercado de Digital Signage no Brasil é muito grande e movimenta bilhões de Reais todos os anos, o setor está voltando a se aquecer e tem tendências fortes de crescimento para este 2017 e o ano seguinte.

Aproveitando a participação de Igor Gavazzi Vazzole na Digital Signage Summit Brasil, falamos com o fundador e CEO da Progic para estabelecer algumas tendências no mercado brasileiro respeito da sinalização digital. 

Segundo a visão do especialista, 2017 será um ano de crescimento. Não apenas pelo o que foi percebido em termos de demanda na área de vendas, mas também porque se percebe grandes empresas como LG, Samsung, Philips e Sony disponibilizando cada vez mais modelos de telas profissionais para aplicações de Digital Signage, inclusive com fabricação nacionalizada, e buscando estabelecer alianças com o ecossistema brasileiro de empresas voltadas a este mercado. Como as telas são o insumo básico da Digital Signage, considera-se que este seja um termômetro muito importante do que está acontecendo. 

Além do desenvolvimento e a redução de custos de hardware, o software também é um dos segmentos em expansão. Com a queda nos preços de telas e aumento de aplicações de DOOH (digital out-of-home), há uma maior demanda de recursos integrados no sistema de sinalização digital solicitados pelos clientes.

Setor varejista

A área que vai ter o maior potencial de crescimento atualmente é o setor varejista. Este é um mercado em que a Digital Signage já é bastante compreendida e disseminada, mas ao mesmo tempo, com bastante espaço para crescimento, há muita demanda das grandes empresas por novos projetos. 

O Brasil tem cerca de 105 mil lojas só de franquias, nas áreas de alimentação, vestuário, concessionárias, agências de viagem, lojas de departamento, etc. Assim mesmo, os lojistas estão conseguindo cada vez melhores resultados de vendas por meio da criação de ambientes estratégicos, oferecendo uma melhor experiência para o comprador tanto na informação do produto como na influência para que finalmente faça a compra.

Salas de espera

Outras aplicações que têm se desenvolvido, são o uso de Digital Signage para ambientação de salas de espera e atendimento. Cada vez mais, a comunicação visual por monitores digitais tem sido utilizada como ferramenta de comunicação com colaboradores e clientes. 

Atualmente, o tempo e a atenção das pessoas é um dos bens mais valiosos para as empresas, as quais estão se dando conta cada vez mais de que este período de espera é um ótimo momento para se comunicar com elas. 

Assim, uma excelente forma de realizar esta comunicação é através de TVs instaladas nestes ambientes, reproduzindo uma programação própria do estabelecimento. 

Isto traz vantagens como modernizar o ambiente, diminuir a sensação de espera, oferecer entretenimento, informar, educar e, definitivamente, reforçar a imagem da empresa, o que irá fazer com que os clientes se sintam mais próximos da equipe de trabalho.

Publicidade e mídia

Com relação à Digital Signage voltada à publicidade e mídia, este é um mercado que costuma variar com mais rapidez. Em períodos de crescimento econômico as redes crescem muito rápido. Em contrapartida, nos anos de 2015 e 2016, por conta da crise econômica no Brasil, houve uma estagnação neste mercado. Há a expectativa de que com a esperada recuperação da economia em 2017, as redes voltem a ter capacidade de expandir sua área de cobertura e este mercado volte a crescer como um todo.

Tv corporativa

Outra tendência é a TV Corporativa, as empresas estão utilizando cada vez mais esta ferramenta como comunicação interna empresarial.

Uma TV corporativa, bem utilizada, é sinônimo de comunicação empresarial eficiente, com mensagens claras e assertivas, transmitidas de forma atrativa e com garantia de que a informação será lembrada. Tudo isso aliado a um pensamento mais ecológico, evitando a utilização e descarte de milhares de folhas de papel anualmente.

Em suma, a Digital Signage continua a crescer no mercado brasileiro e no mundo em geral. Segundo pesquisas da firma de inteligência IDC, o mercado deverá crescer 14% nos próximos quatro anos. O mercado de sinalização digital continua a evoluir, com um aumento de soluções baseadas na interatividade com o usuário, a adição de tecnologias móveis e um número crescente de displays inteligentes.

Originalmente publicado pela TecnoMultimídia InfoComm.

Fonte: http://www.tecnomultimidia.com.br/digital-signage-summit.html