LLA Implanta Mesa Financeira com Tecnologia IP - NetSeg

LLA Implanta Mesa Financeira com Tecnologia IP

TI & Software |

Consultoria de investimentos para pessoas de alta renda adota solução da A5 Solutions com tecnologia da Speackerbus e da Avaya

A LLA Investimentos, empresa de assessoria de investimentos institucionais e de pessoas de alta renda que administra R$ 1,3 bilhão em ativos, acaba de implantar uma nova solução de mesa de operações financeiras que unifica todas as operações de viva-voz e transações de dados da empresa com o mercado. Projetada pela integradora A5 Solutions com tecnologia da empresa britânica Speakerbus, a solução torna mais ágeis as operações da LLA e aumenta a fluidez das tomadas de decisão, funcionando como um cockpit que concentra informações de diversas fontes do mercado e possibilita a interação em tempo real entre os agentes de mercado (traders) da empresa.

De acordo com Júlio Erse, sócio da LLA e responsável pela gestão de fundos, uma das vantagens da solução está em utilizar a tecnologia IP, que irá permitir a LLA uma considerável redução dos custos de telefonia, além possibilitar interações simultâneas com vários canais de voz e acesso softwares financeiros. “A operação unificada em um único console é uma tendência consensual entre as empresas de investimento mas, até recentemente, os custos de implantação e manutenção eram apenas compatíveis com os grandes operadores do mercado, daí o nosso interesse pela plataforma da A5 Solutions, afirma o executivo.

Ainda segundo Erse, a nova mesa de operações destaca-se pela facilidade de uso e de gestão e pelos recursos de segurança e contingenciamento. “A mesa nos permite também colocar vários corretores em conferência e ao mesmo tempo acessar aplicativos financeiros e as diversas fontes de informação de mercado que pesam no processo decisório”, comenta o executivo.

De acordo com Fabrício Buzzatti, sócio-diretor da A5 Solutions, a plataforma da Speakerbus é aderente ao padrão aberto SIP (Session Initiation Protocol) e dispõe de recursos de gestão que dispensa a exigência de equipes de TI. “As soluções de mesa tradicionais hoje empregadas no mercado financeiro são muito caras e requerem, na retaguarda, data centers complexos e estruturas pesadas para funcionar, daí o diferencial da nossa oferta”, assinala Buzzatti.

Além de integrar a mesa da Speakerbus aos sistemas de operação da LLA, a A5 Solutions desenvolveu um ambiente de comunicação IP de alta segurança e disponibilidade com tecnologia da sua parceira Avaya.

A solução de mesa da Speakerbus é reconhecida no mercado internacional e já implementada em 30 países. Instituições de porte como o Barclays, o Bank of America e o Morgan Stanley fazem uso dos equipamentos de última geração da desenvolvedora. “Para a A5 Solutions, o sucesso da implantação na LLA funcionará como um incentivo para que outras empresas do setor comecem a ver nesta solução uma alternativa viável de mesa unificada independentemente do porte da operação”, completa o executivo.