Programa de Segurança Escolar - NetSeg

Programa de Segurança Escolar

Educação |

GDF lança programa de segurança nas escolas da rede pública
Inicialmente, 40 unidades de ensino contarão com uma dupla de policiais que fará patrulhamento durante o dia e à noite

O Governo do Distrito Federal lançou, na manhã desta quarta-feira (27), o programa Muita Calma Nessa Escola, no Centro Educacional 04, do Guará I. A iniciativa está ligada à política de segurança pública, cujo objetivo é combater a violência e impedir o tráfico de drogas nas escolas do DF. O programa é uma parceria entre as Secretarias de Educação e de Segurança Pública, Polícia Militar, Batalhão Escolar e do Departamento de Trânsito (Detran).

Na ocasião, o governador do DF, Agnelo Queiroz, explicou que a primeira fase de implantação do Muita Calma Nessa Escola vai atender 40 unidades educacionais da rede pública e contará com um policiamento ostensivo. Serão dois policiais nos três turnos de aula, que farão patrulhamento nas áreas internas e no entorno dos colégios. A ação vai seguir as mesmas diretrizes do Policiamento Comunitário, visando a integração e parceria com a população.

“Queremos ampliar o atendimento do Batalhão Escolar junto a outras ações como seminários e palestras. Os policiais realizarão o patrulhamento em busca de integração e fortalecimento do vínculo com a sociedade, identificar os problemas, além de cumprir uma tarefa importante e essencial que é a formação da juventude”, ponderou Agnelo Queiroz.

A Secretaria de Educação terá o papel de conscientizar os alunos e familiares promovendo o combate ao bulliyng e ao uso de drogas, além de ensinar a importância de preservar os prédios públicos. Até o final de 2011, deve dobrar o número de escolas atendidas pelo sistema de policiamento integral.

Para a titular da SEDF, Regina Vinhaes, o CED 04 é uma instituição que está se transformando. Ela avalia que foi um bom lugar para se iniciar o programa. “Os alunos sentem orgulho de estudar aqui. É um ambiente democrático, onde os diretores foram eleitos pela comunidade. Uma escola mais segura proporciona um ensino melhor”, disse a secretária.

Segundo o secretário de Segurança, Sandro Avelar, o critério utilizado para selecionar as unidades de ensino que participam inicialmente do programa foi o índice de criminalidade local. Ele acredita que a presença dos policias nas escolas, durante o dia e à noite, fará a diferença. “Os policiais militares estarão presentes nessa escola de forma permanente. Assim, eles irão conhecer a comunidade e a comunidade irá conhecê-los. Esse relacionamento facilitará a implementação das normas de segurança”, ressaltou.

A expectativa é de que a permanência dos policias irá reduzir a criminalidade dentro e ao redor das escolas. “Dessa forma, afastaremos os traficantes, impedindo a violência e o bullyng entre os alunos”, afirmou o secretário de Segurança. As escolas que ainda não foram beneficiadas devem receber rondas regulares em seu perímetro.