Zatix lança plataforma telemática Linker, novo conceito em rastreamento de veículos - NetSeg

Zatix lança plataforma telemática Linker, novo conceito em rastreamento de veículos

Rastreamento | 19/09/2014

Aumento de roubos e furtos, mudanças na legislação, condições precárias das estradas e do sistema viário em geral, concorrência acirrada, clientes mais exigentes e necessidade de otimizar custos e gerenciar a jornada dos motoristas. Esses são alguns dos fatores que tornam cada vez mais complexo o rastreamento e gerenciamento de frotas que circulam pelas ruas e estradas brasileiras.Foi para ajudar as empresas a superar todos esses desafios e obter melhores resultados operacionais que a Zatix desenvolveu a plataforma telemática Linker. Modular, a nova solução é flexível, escalável, possui acesso on-line e unifica as atividades de rastreamento, gestão de frotas e apoio à localização de veículos.

A plataforma telemática Linker funciona como um portal que permite monitorar a localização do veículo pela internet em tempo real, por meio de mapas digitais e pontos de referência configuráveis, como locais de entrega e coleta. Além disso, mostra o histórico de posições dos veículos, envia comandos e recebe alertas acionados em situações de risco ou momentos críticos da operação, tornando possível uma atuação rápida do gestor da frota.

A solução também disponibiliza informações gerenciais fundamentais para aumento da eficiência operacional, tais como: pontos de parada, tempo de permanência nos locais, distância percorrida entre paradas e status da ignição dos veículos, portas e demais sensores. E todas as suas funcionalidades podem ser configuradas facilmente por meio de senhas de acesso para um ou mais usuários.

E vale destacar o serviço de apoio à localização de veículos que integra as funcionalidades da Linker para a marca Graber Rastreamento e é opcional na linha Omnilink. Esse serviço conta com equipe qualificada e exclusiva 24 horas por dia, em caso de roubo ou furto, atende em todo o território nacional e obtém altos níveis de localização, comprovados por auditorias externas.

A nova plataforma confirma o compromisso da Zatix com a inovação tecnológica e com soluções que atendam às reais necessidades do mercado. “A inovação está no DNA da Zatix”, observa Cileneu Nunes, presidente da empresa. Ele lembra, por exemplo, que a Omnilink – a marca da Zatix que é referência em sistemas para gestão de frotas – introduziu alguns marcos pioneiros que mudaram completamente o mercado, como o rastreador via celular, o uso do sistema Windows e de mapas digitais, a inteligência embarcada, a integração da comunicação GPRS (celular) com satélite e a telemetria online.

Nunes acrescenta que a plataforma telemática Linker foi concebida em módulos, para atender às mais diversas necessidades de empresas de todos os portes e ramos de atividade. O primeiro deles, já em início de comercialização, se destina a pequenas e médias frotas. “A ideia é, ao longo deste ano, lançar módulos para empresas maiores e, posteriormente, dispor de módulos até para pessoas físicas”, revela.

Funcionalidades e benefícios

Rastreamento em tempo real, gestão de riscos por meio de cercas eletrônicas, relatórios gerenciais para aumentar a eficiência operacional, gestão de motorista, teclado para mensagens, replay, odômetro e compartilhamento de sinal são algumas das funcionalidades oferecidas pelo novo sistema.

Entre os benefícios oferecidos, vale destacar a capacidade de controle – que facilita o planejamento e acompanhamento da rotina operacional -, a economia embutida no conceito de gestão por desempenho da frota e do motorista – que possibilita redução de desperdícios, otimização logística e prolongamento da vida útil do veículo – e a segurança otimizada, por meio de recursos como bloqueio remoto, botão de pânico e serviço de apoio à localização de veículos, em caso de roubos ou furtos.

A plataforma telemática Linker é comercializada em cinco planos modulares para a marca Omnilink, e em três planos modulares para a marca Graber Rastreamento. Dessa forma, pode evoluir junto com o negócio do cliente e, em função de sua concepção, tem capacidade para incorporar rapidamente novas facilidades tecnológicas introduzidas no mercado.

Para a linha Graber Rastreamento estão disponíveis os seguintes planos:

  • Monitor, que proporciona mais segurança e localização de veículos em tempo real;
  • Controle, que oferece mais controle no gerenciamento da frota e produtividade para o negócio Interativo, que dá mais agilidade na comunicação com motoristas no gerenciamento da frota.

Na linha Ominilink, estão disponíveis os planos:

  • Starter, que oferece segurança com localização de veículos em tempo real;
  • Fleet, que proporciona controle no gerenciamento da frota para o negócio;
  • Master, que prioriza a agilidade na comunicação entre motorista e a central;
  • Premium, que oferece segurança e controle no transporte de carga;
  • Light, que se concentra na redundância de rastreamento para operações de alto risco

A plataforma telemática Linker é uma das principais apostas da Zatix para aumentar as vendas em 30% a curto prazo, além de consolidar a trajetória de geração de caixa positivo dos últimos anos. “Até 2012, estávamos concentrados principalmente em administrar a integração de várias companhias em curto espaço de tempo. Isso interferiu temporariamente na continuidade do crescimento alcançado no início da Zatix”, conclui Nunes.