Como manter funcionários e atrair novos talentos em um local de trabalho híbrido? - NetAv

Como manter funcionários e atrair novos talentos em um local de trabalho híbrido?

Vídeo Conferência | 2022-07-21

Se alguém tivesse dito antes da pandemia que uma política de trabalho híbrida, tecnologia de reunião híbrida ou cronograma de trabalho flexível provaria ser fatores-chave para a experiência do funcionário, você teria provavelmente rido, porém, os acontecimentos dos últimos dois anos repercutiram nos ambientes de trabalho de hoje, mudando a percepção do trabalho em todo o mundo.

De acordo com um estudo recente do ClickShare sobre reuniões híbridas, 1 em cada 3 pessoas considera a possibilidade de mudar de emprego devido a problemas com o trabalho remoto. Esta pesquisa menciona que no local de trabalho de hoje as condições de trabalho são tão importantes quanto os salários na hora de atrair e manter os funcionários. Os dados estabeleceram uma clara correlação entre o trabalho híbrido e o que o empregador pode oferecer.

Como empresa, é importante considerar que, se essas expectativas não forem totalmente atendidas, a satisfação do trabalho está em perigo real, já que 1 em cada 3 estão pensando em mudar de emprego devido a problemas com o trabalho híbrido.

Mas há mais, a mudança na percepção do trabalho atingiu tal nível, que, de acordo com o Microsoft Labor Trends Index, 40% dos trabalhadores em todo o mundo está considerando deixar sua empresa no próximo ano.

Como as empresas podem ganhar a disputa por talentos? O primeiro passo deve ser começar com uma mudança na cultura empresarial e a mudança para o trabalho híbrido flexível; isso permitirá maior interação entre os trabalhadores e a empresa, implementando tecnologias que abrem novos horizontes na interação humana.  

Sob essas necessidades, as empresas modernizaram seus espaços de trabalho com recursos tecnológicos que lhes permitem alcançar um nível mais alto de colaboração remota. A Barco, por exemplo, através do ClickShare, permitiu que as organizações criassem ambientes de trabalho híbrido eficientes e amigáveis aos trabalhadores, pois, através de um único clique é possível alcançar conexão com todos os funcionários, clientes e fornecedores, não importa onde estejam, melhorando as condições de comunicação e superando os desafios do trabalho híbrido. Dito isso, as empresas têm uma última questão a responder.

Como os negócios podem ganhar a disputa por talento? 

Existem muitas maneiras pelas quais as empresas podem se mostrar como a melhor opção para atrair talentos, as organizações buscam inovar em práticas que permitam a vantagem sobre a concorrência. Algumas dessas práticas são:

  • Começar com uma mudança na cultura da empresa e passar para o trabalho híbrido flexível. 
  • Começar a construir uma estrutura de trabalho e políticas baseadas no trabalho híbrido 
  • Equipar espaços de trabalho e melhorar a infraestrutura digital. 
  • Não perder de vista a igualdade colaborativa nas reuniões

Muitas empresas mudaram o fluxo de trabalho para um híbrido com maior flexibilidade. Alguns dos exemplos mais famosos são a política de trabalho de qualquer lugar do Spotify e a abordagem híbrida de trabalho do Google, lançado já em maio de 2021. Ambos os expoentes acreditam no fato de que os trabalhadores têm o direito de escolher seu modo de trabalho (trabalhar em casa ou no escritório, ou uma mistura de ambos), e o lugar de onde trabalham. O trabalho não é algo pelo que você vem ao escritório, mas é algo que se "faz". 

Em conclusão, as organizações precisam urgentemente incorporar as reuniões híbridas no trabalho contemporâneo. Com a abordagem certa, as empresas podem transformar desafios em oportunidades e utilizar o trabalho híbrido como um verdadeiro ponto de venda na guerra por talentos.

Sobre a Barco 

A Barco é uma líder global em tecnologia que desenvolve soluções de visualização em rede para os mercados de entretenimento, empresarial e saúde.  Nossas soluções têm um impacto visível, pois, permitem que as pessoas desfrutem de experiências de entretenimento atrativas; incentivem o compartilhamento de conhecimento e a tomada de decisões inteligentes nas organizações, e ajudam os hospitais a fornecer a seus pacientes os melhores cuidados possíveis. 

Com sede em Kortrijk (Bélgica), a Barco alcançou vendas de 804 milhões de euros em 2021 e conta com uma equipe global de mais de 3.000 funcionários, cuja paixão pela tecnologia se reflete em mais de 500 patentes concedidas. A Barco está listada na Bolsa de Valores de Bruxelas desde 1985. (Euronext: BAR; Reuters: BARBt.BR; Bloomberg: BAR BB).