Tecnologia embarcada em viaturas da PM do Maranhão, auxilia na redução da criminalidade - NetSeg

Tecnologia embarcada em viaturas da PM do Maranhão, auxilia na redução da criminalidade

Transporte | 2017-12-15

Veotex e Tecway comemoram sucesso da parceria iniciada em 2015.

A Polícia Militar do Estado do Maranhão, na Região Nordeste do Brasil, conta desde janeiro de 2016 com equipamentos de tecnologia avançada em suas viaturas policiais. A Veotex, uma das principais empresas brasileiras que oferecem soluções em segurança eletrônica, e a Tecway, empresa de locação de viaturas com atuação no Amazonas e Maranhão, formalizaram uma parceria que resultou no fornecimento do sistema V.I.U. Veicular para a Tecway.

A Tecway é a responsável pela criação de plataformas operacionais móveis para a PM. Essas plataformas operacionais móveis são equipadas com o que existe de mais avançado em termos de inteligência, no combate à criminalidade. Foram feitas adaptações físicas, instalação de rádio digital de última geração e a implantação do sistema V.I.U. Veicular que permite a gravação e transmissão ao vivo de áudio, vídeo e GPS (Global Position System). Atualmente, a tecnologia está instalada em 100 viaturas.

O sistema V.I.U. Veicular da Veotex é fruto de mais de 10 anos de investimentos contínuos em Pesquisa & Desenvolvimento. “O resultado de todo nosso empenho é a liderança e o expertise no fornecimento desse tipo de sistema para o mercado brasileiro”, avalia Claudio Gaspari, diretor-presidente da Veotex.

Com o sistema V.I.U. Veicular instalado nas plataformas móveis a PM consegue fazer um acompanhamento, em tempo real, da operação em todas as viaturas,   até relatórios de mobilidade de um determinado período.

“O sistema de GPS é integrado ao sistema de gravação, de transmissão de áudio e vídeo, em tempo real. Isso permite que a PM não apenas conheça a localização das viaturas, mas tenha acesso ao que ocorre dentro e fora das mesmas, uma vez que cada viatura é equipada com microfones e câmeras internas e  externas”, explica Gaspari.

Essa tecnologia permite também que a Central de Operações da PM opere o sistema a distância. “Qualquer viatura pode ser estacionada em um ponto escolhido e se transformar em uma base avançada de monitoramento urbano, utilizando as câmeras externas que equipam o veiculo”, complementa André Braga, diretor da Tecway.

Dados da Polícia Militar (PM) do Maranhão demonstram uma redução nos homicídios em São Luiz, capital do Estado, de 63% em agosto deste ano, em comparação ao mesmo período, em 2014.