Cobrase aborda panorama da segurança frente ao terrorismo, proteção de condomínios e detecção de mentiras - NetSeg

Cobrase aborda panorama da segurança frente ao terrorismo, proteção de condomínios e detecção de mentiras

Educação | 2018-03-19

Apresentações com as mais diferentes metodologias e abordagens em segurança serão realizadas por profissionais com ampla experiência acadêmica, militar e em consultoria.

Cobrase – Congresso Brasileiro de Segurança incluirá palestras sobre o panorama mundial da segurança frente ao terrorismo, proteção de condomínios residenciais e detecção de mentiras. Estes são alguns destaques da programação, que promoverá as melhores práticas do setor. O evento ocorre de 22 a 24 de maio no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. Profissionais interessados podem se inscrever pelo site www.cobrase.com.br.

Presidente executivo do CEAS Internacional – Corporación Euro-Americana de Seguridad, Eloy de Melendre y Carrera abrirá o congresso com o tema "Panorama mundial da segurança empresarial". Ele dará enfoque ao terrorismo, violência e impacto ambiental apresentando números inéditos sobre ataques suicidas no mundo e como isso muda o cenário para as empresas, considerando também crise econômica e expansão demográfica e religiosa.

"Os fatores que afetarão a segurança empresarial serão o controle sobre a informação, avanços tecnológicos e fluxo frequente de dados entre as partes. As perspectivas mundiais não são muito reconfortantes, pois serão necessárias mais adaptações, treinamentos e investimentos para se ter, efetivamente, segurança no ambiente de trabalho", destaca. Carrera espera repassar aos profissionais da indústria as mais recentes correntes de pensamento sobre o assunto e a abordagem 4D, nova etapa de avaliação de cenários na qual o tempo é acrescentado à altura, largura e profundidade.

Já o Coronel Antonio Carlos Biagioni, diretor da CRUZER ACB que foi responsável pelo policiamento comunitário da cidade de São Paulo por 23 anos, fará uma apresentação voltada a "Projetos, auditoria e estratégias eficazes para a segurança de condomínios residenciais". O especialista tratará da auditoria de forças e fraquezas do complexo, formas de elaborar um projeto simples de segurança e como aplicar técnicas para eliminar os problemas encontrados com uma abordagem diferente.

Biagioni buscará provocar uma reflexão nos síndicos e demais participantes de forma a mudar o comportamento deles de ortodoxo para atual, rápido, coerente e seguro. Dessa forma, eles poderão entender melhor sobre custos do emprego da tecnologia, utilização de sistemas, emprego de meios auxiliares e, principalmente, sobre o treinamento eficaz para o efetivo humano responsável pela segurança.

No caso da palestra "Detecção de mentiras com base na linguagem não verbal e micro expressões faciais", ministrada pelo psicanalista e mestre em programação neurolinguística Daltro Feil, a metodologia será única. Ele abordará as principais motivações de um mentiroso, como rastrear falsidades por meio da análise do discurso e das respostas do sistema nervoso, formas de fazer perguntas exploratórias e o processo para detectar embustes.

"Mentir faz parte da comunicação humana. Detectar mentiras que podem nos prejudicar é bom para os negócios de qualquer empresa e para saúde dos relacionamentos pessoais e profissionais", explica. Feil, que também é mestre em Operações Militares, espera que ao final de sua apresentação, cada profissional na plateia esteja melhor capacitado em ler as pessoas com intuito de evitar relacionamentos baseados em mentiras, incluindo colocá-las inadvertidamente em cargos importantes.

O Cobrase será abrangente a um grande número de áreas de interesse em segurança, como métodos e técnicas, serviço público e privado, redes corporativas, tecnologia aplicada, geração de inteligência, gestão, centros de compra, rede hoteleira, cidades e edifícios inteligentes, estudos de caso e Internet das Coisas. Como parte integrante da Exposec – Feira Internacional de Segurança, o Cobrase é organizado pela Cipa Fiera Milano e realizado pela Abese – Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança.

Eventos paralelos

Também dentro da Exposec ocorrem mais eventos paralelos que visam oferecer o máximo de informação de qualidade aos visitantes. Dia 22 de maio, das 9h às 12h, é realizado o curso Mapeamento de Vulnerabilidade em Segurança Empresarial pelo consultor em segurança e editor da Revista Security, Luiz Carlos Gabriel. O objetivo principal é identificar o processo de gestão de segurança e os procedimentos preventivos capazes de mitigar os riscos inerentes aos negócios. Além disso, busca fornecer conhecimentos teóricos e práticos de como mapear a real situação da vulnerabilidade em segurança empresarial, aplicando os meios corretivos de maneira econômica na eliminação ou atenuação de riscos.

Nos dias 23 e 24 de maio, das 9h às 13h, a ESS – Escola Superior de Segurança promove, em parceria com a Cipa Fiera Milano, o 1º Congresso ESS de Segurança e Hospitalidade, com enfoque em hospitais, shopping centers e hotéis. Entre as apresentações previstas, estão planos de contingência em grandes catástrofes, plano diretor alinhado com a segurança, integração entre órgãos públicos para a segurança no entorno das instalações. Até o momento, estão confirmados palestrantes do Hospital das Clínicas, Albert Einstein, Beneficência Portuguesa, shoppings Eldorado e Vila Olímpia.

E no dia 24 de maio, das 14h às 18h, acontece o 1º Encontro Internacional de Profissionais Certificados CEAS. A primeira palestra é da diretora de Relacionamento da Brasiliano INTERISK, Sandra Alves, sobre "A importância da Gestão de Riscos para o Gestor de Segurança"; seguida pela do presidente da mesma instituição, Antônio Celso Brasiliano, intitulada "A Importância de Construir Cenários de Riscos para a Área de Segurança Privada e Pública"; e, finalizando, um workshop restrito a todos os profissionais que sejam certificados pela CEAS.

Serviço

Cobrase – Congresso Brasileiro de Segurança

22 de maio, das 9h às 18h15

23 de maio, das 9h às 19h15

24 de maio, das 9h às 12h30

Mapeamento de Vulnerabilidade em Segurança Empresarial

Dia 22 de maio, das 9h às 12h

1º Congresso ESS de Segurança e Hospitalidade

23 de maio, das 9h às 13h

24 de maio, das 9h às 13h

1º Encontro Internacional de Profissionais Certificados CEAS

Dia 24 de maio, das 14h às 18h

Programação Completa:

www.exposec.com.br

Local:

São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – São Paulo / SP

Sobre a Cipa Fiera Milano

A Cipa Fiera Milano é uma empresa especializada na realização de feiras de negócios e de produção de revistas técnicas, cujos objetivos são aproximar organizações na América Latina, bem como criar oportunidades reais de negócios e de relacionamentos. A empresa é a filial brasileira da Fiera Milano SpA, grupo líder em feiras e congressos na Itália e um dos mais importantes no mundo.

A Fiera Milano possui um portfólio único de feiras considerando a variedade de setores da economia que são representados, além da qualidade apresentada nos seus eventos – tanto na Itália quanto no exterior. São 12 feiras no Brasil: EBRATS- Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície; FEITINTAS – Feira da Indústria de Tintas, Vernizes e Produtos Correlatos; FESQUA – Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes; EXPOSEC – Feira Internacional de Segurança; EnerSolar + Brasil – Feira Internacional de Tecnologias para Energia Solar; TecnoMultimídia InfoComm Brasil;  FIRE SHOW – International Fire Fair; FISPFISST – Feira Internacional de Segurança e Proteção; REATECH – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade; TUBOTECH – Feira Internacional de Tubos, Válvulas, Bombas, Conexões e Componentes; Wire South America – Feira Internacional de Cabos e Fios e BRASEG – Feira Brasileira de Segurança e Saúde no Trabalho e Proteção Contra Incêndios.