Credicitrus utiliza reconhecimento facial para personalizar atendimento - NetSeg

Credicitrus utiliza reconhecimento facial para personalizar atendimento

Acesso | 2018-06-18

As câmeras de videomonitoramento podem ser utilizadas para além da segurança patrimonial. A Cooperativa de Crédito, Credicitrus, inovou e utilizou a tecnologia IP somada a um analítico de Reconhecimento Facial para melhorar o atendimento aos clientes nas agências. Os desafios do projeto inédito precisaram da união entre a instituição financeira e a especialista em soluções Teleinfo, para encontrar a tecnologia perfeita para atender às expectativas da área comercial – beneficiária das imagens. 

A ideia de utilizar o reconhecimento facial para oferecer atendimento personalizado nas agências faz parte do perfil da cooperativa, que enxerga a inovação não como uma opção, mas um imperativo do mercado às empresas que buscam continuar na vanguarda do sistema financeiro e em sintonia com as necessidades dos clientes.

Mas, na prática, para alcançar resultados é preciso mobilizar diversas tecnologias e integrar os novos recursos ao cotidiano de cooperados e colaboradores, além de superar desafios na instalação e escolha dos equipamentos. Por exemplo, cada agência conta com condições de iluminação únicas, ou a incidência de luz direta em diferentes etapas do dia, além da arquitetura – é necessário mais do que um software e um equipamento para fazer a escolha certa.

Nessa etapa do projeto, a Teleinfo assessorou tecnicamente a área de Tecnologia da Informação do Credicitrus na identificação do modelo de câmera e no cálculo da lente para melhor assertividade no reconhecimento facial. Após testes realizados e da expertise da empresa especialista em soluções, a equipe técnica optou por câmeras AXIS – instaladas na entrada principal das agências.

O modelo M1124 recebeu uma alteração solicitada pela Teleinfo: novas lentes. A equipe técnica da empresa atestou que para a aplicação específica do sistema, eram necessárias lentes especiais para obter o máximo de retorno do algoritmo. Outro fator decisivo, além da possibilidade de personalização do equipamento e da tecnologia IP, é o recurso de WDR Forense, que permite com que todos os detalhes sejam capturados em áreas escuras e claras ao mesmo tempo, mesmo em cenas com condições de iluminação muito complexas.

"Na fase de análise do melhor conjunto de câmera e lente precisamos entender as características e necessidade técnicas do software para, em um cálculo, usando nosso expertise e ferramentas de projeto da Axis, identificamos a melhor plataforma tecnológica para que o algoritmo de reconhecimento facial embarcado na câmera tivesse seu processamento no nível requerido e, consequentemente, sua assertividade equalizada com as expectativas de aplicação do cliente", explica Marco Antonio Rodrigues Avelar, diretor de Integração e Tecnologias Avançadas da Teleinfo Soluções.

O resultado possibilitou preparar os colaboradores do ponto de atendimento e atender os clientes de forma assertiva e direta. Através do reconhecimento facial, o sistema pode antecipar as demandas do cooperado – que não precisa explicar novamente o que busca e ser atendido com soluções efetivas. Os não-cadastrados, ou seja, não clientes, também ganham em economia de tempo – podem receber atenção especial, com a resposta às principais dúvidas sobre o funcionamento da cooperativa de crédito.

Para o futuro, será possível integrar essas imagens ao sistema de CFTV e usar os analíticos de vídeo também para a segurança da agência. No entanto, o uso inovador da tecnologia IP e de análise, os ganhos comerciais obtidos pelo Credicitrus, mostram que as imagens são uma ferramenta importante para todos os setores – muito além da segurança.