Entenda como funciona a tecnologia do protocolo HDCP - NetSeg

Entenda como funciona a tecnologia do protocolo HDCP

Tecnologia | 2020-02-24

O combate à pirataria e à exibição não autorizada de conteúdos online em tempo real é algo que vem estimulando a inovação por anos no segmento digital. Porém, com o avanço das tecnologias de internet, hoje isso ficou mais fácil. Você já ouviu falar no protocolo HDCP? Como instalador, você ouvirá falar muito disso nos próximos anos.

Então, descubra a partir de agora o que é essa tecnologia, como foi inventada, como ela funciona, os principais problemas de compatibilidade e as soluções existentes no mercado.

O que é HDCP?

HDCP é a sigla para “High-bandwidth Digital Content Protection” e trata-se de um protocolo implementado nos dispositivos HDMI e DVI para impedir a transmissão de dados sem a devida autorização dos proprietários legais. Resumindo, é um sistema antipirataria para conteúdos digitais.

O HDCP foi criado pela Intel em 1990 e licenciado pela Digital Content Protection LLC, mas ganhou importância maior agora, devido aos aperfeiçoamentos e melhor acessibilidade da população aos aparelhos que suportam o protocolo. O principal objetivo é auxiliar na proteção dos direitos autorais durante a transmissão de dados.

Como o protocolo HDCP funciona?

Além da exibição, o protocolo HDCP não permite a gravação de dados transmitidos via saída de vídeo. Para isso, usa um procedimento de autenticação e troca de chaves de acesso, entre a fonte e o dispositivo de exibição, antes de abrir e rodar o conteúdo, seja ele imagem, áudio e/ou vídeo.

Sendo assim, o dispositivo de origem (fonte) consultará a tela do receptor para garantir que o equipamento seja compatível com o HDCP e que tenha permissão para a exibição dos dados. Alguns dispositivos que já usam essa tecnologia são o Google Chromecast e o Amazon Fire TV.

Quais os principais problemas com o HDCP?

Apesar de sua importante funcionalidade, é comum o HDCP apresentar erros de compatibilidade com outros dispositivos HDMI, o que pode gerar um trabalho extra aos instaladores de equipamentos de áudio e vídeo.

Os aparelhos de resolução 4K devem se tornar padrão de mercado em alguns anos e virem com a versão 2.2 do HDCP, como já acontece com os leitores de Blu-Ray e com outros dispositivos de alta resolução. Dessa forma, toda vez que houver a necessidade de conexão com aparelhos de HDMI mais antigos, o HDCP apresentará falhas de compatibilidade.

Como resolver os problemas com HDMI e HDCP?

Por se tratar de uma tecnologia nova no mercado, os problemas podem ser comuns e confundir os instaladores na hora de montar uma estrutura de áudio e vídeo para os seus clientes. Mas dá para resolver isso de forma simples e rápida.

As falhas de compatibilidade entre os dispositivos HDMI e HDCP, por exemplo, podem ser resolvidas com o uso de matrizes e splitters HDMI. Essa solução pertence à linha de produtos AVLIFE, fornecido pela Discabos, que já vem com a tecnologia do protocolo HDCP em sua última versão, a 2.2.

Como pôde perceber, o mercado está em constante evolução e, como instalador, você deve se atualizar e acompanhar as tendências. A tecnologia do protocolo HDCP é uma delas. Então, aproveite essa novidade para prestar um serviço de qualidade aos seus clientes.

Vamos começar? Entre em contato com o Grupo Discabos agora mesmo e conheça a linha de produtos disponíveis!

https://discabos.com.br/blog/artigos/hdcp