Aprenda sobre o novo assistente virtual que simplifica todo o processo de credenciamento da SYMBIO Security
O que é Symbio Pass?
É um assistente virtual via WhatsApp que simplifica todo o processo de credenciamento e liberação de entrada para portarias e recepções.
Então é um sistema de controle de acesso?
Não, é uma plataforma que se integra aos sistemas de controle de acesso já existentes para permitir que os visitantes não sintam o desconforto da fila e sejam recebidos mais rapidamente por quem os convidou – o Symbio Pass permite que a liberação de acesso seja feita diretamente pelo visitado, desafogando e desonerando a recepção.
E como funciona?
Pode funcionar de várias formas, mas para facilitar o entendimento vamos seguir o exemplo do convite gerado por uma unidade de um condomínio comercial que tenha catracas com leitores QR code:
Serão basicamente 4 passos:
- O anfitrião cria um convite - que pode ser feito pelo próprio WhatsApp ou pela plataforma web, o que ele achar mais conveniente;
- O convidado recebe uma mensagem com os detalhes do agendamento, preenche seus dados e envia sua foto numa conversa automatizada em seu WhatsApp;
- No momento de sua chegada, o visitante avisa a plataforma, que consulta o anfitrião;
- Assim que o anfitrião autoriza o acesso (sempre pelo WhatsApp), o convidado recebe um QR Code para seu acesso na catraca.
Então necessariamente precisa haver um leitor de QR Code na catraca?
Não, há várias opções que vão desde a integração com leitores biométricos faciais (onde ao invés de um QR Code o sistema vai submeter a template facial do convidado para o dispositivo) até soluções de simples compartilhamento de código de acesso (pin) em dispositivos off-line em condomínios residenciais.
Vale a pena ressaltar que se trata de um processo de autoatendimento que reduz custos, vícios e erros em qualquer caso. Mesmo quando o sistema existente faz uso de cartões de proximidade (que são entregues pela recepcionista) é possível agilizar significativamente o processo e reduzir drasticamente as filas de espera, pois o visitante já chega pré-cadastrado e é chamado pela recepcionista somente para receber o cartão – todo o tempo para registro do visitante é economizado.
Existe ainda a possibilidade de utilização de um totem dispensador de cartões eliminando a necessidade de tratamento humano mesmo nestes casos.
Note que os ganhos de eficiência trazidos pelo Symbio Pass acabam por possibilitar uma otimização na estrutura de recepção/portaria, gerando economia significativa para o cliente final.
E vocês adicionaram funcionalidades para amenidades. Como é isso?
Sabemos que ninguém gosta de esperar. Porém pode acontecer de o visitante chegar e não poder ser atendido imediatamente... Nesses casos, quando o anfitrião é avisado da chegada do visitante, pede para adiar o acesso por alguns minutos e o assistente virtual ao transmitir essa informação ao visitante gera também um voucher para ser usado na cafeteria do condomínio, minimizando o inconveniente.
Como surgiu a ideia?
A recepção sempre foi um local desafiador, especialmente em condomínios corporativos. Dependendo das atividades exercidas pelos condôminos o fluxo de visitantes é alto e a formação de filas se torna inevitável, chegando a ocasionar esperas superiores a 15 minutos – o que resulta em insatisfação generalizada e tem o poder de transformar a experiência do visitante em algo negativo. Observamos que 95% do tempo das recepcionistas era utilizado com registro de visitantes e pensamos numa forma simples e intuitiva de resolver isso, para acabar com a fila na recepção.
Em tempos de pandemia isso se tornou ainda mais relevante, certo?
Sem dúvida! Estamos vivendo um momento que exige redução de contato, em que o manuseio de documentos e cartões, o uso de biometria digital e as filas causam uma sensação de desconforto. O fato de proporcionar às pessoas a oportunidade de utilizarem somente seu próprio celular é algo extremamente bem-vindo, e que torna nosso conceito ainda mais útil.
E no caso da utilização de dispositivos faciais, estamos integrados com modelos de equipamentos que possuem as funcionalidades de medição de temperatura, agregando ainda mais valor à solução neste momento.
E quanto à segurança? O contratante pode ficar tranquilo?
As regras e políticas existentes para o controle de acesso continuam exatamente as mesmas, definidas no sistema existente – então a segurança não é afetada pela implantação do Symbio Pass. O que fazemos é incorporar uma camada que facilita, agiliza e acrescenta conveniência para visitantes e visitados.
Hoje existe uma preocupação grande com questões relacionadas à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Como esse assunto foi tratado?
A plataforma Symbio já nasceu com o conceito de que o usuário (sejam visitantes, condôminos, funcionários, terceiros) tem total direito sobre sua identidade. Com a mesma facilidade que uma pessoa se cadastra na plataforma ela pode solicitar a revogação de seus dados – a solução está em total conformidade com a LGPD.
O WhatsApp é conhecido por ser muito utilizado e também por dificultar integrações ... Como vocês conseguiram?
Diferente de outras soluções que surgiram – e sumiram – do mercado devido a utilização adaptada do WhatsApp, a Symbio tornou-se parceira oficial do aplicativo, utilizando a API de integração da plataforma disponibilizada apenas para empresas credenciadas. Assim, o Symbio Pass proporciona maior nível de segurança, estabilidade e suporte para os seus usuários.
O foco de vocês está voltado somente aos condomínios corporativos?
Embora os condomínios corporativos (e mesmo residenciais) sejam naturalmente identificados como potenciais clientes da nossa solução, entendemos que ela agrega ainda mais valor nas operações corporativas, não somente na administração de visitantes e terceiros, mas também no agendamento de reuniões, apoio ao treinamento de funcionários e visitantes, notificações críticas e processos de dupla e tripla custódia, processos logísticos, acessos com base em LPR, etc. sempre pelo Whatsapp. Além disso, Symbio cria naturalmente uma camada de aplicação que compatibiliza os diversos sistemas de controle de acesso existentes com uma interface extremamente simples de logar e usar.
Está claro que o Symbio Pass facilita muito o acesso de visitantes agendados, mas existem situações em que uma pessoa chega “de surpresa”. Isso tem solução?
Sim, pois o Symbio Pass é um assistente virtual com o propósito de solucionar as questões ligadas à recepção – seja de visitantes agendados ou não. O visitante não agendado apenas aponta seu celular para um QR Code adesivado no local, que abrirá o WhatsApp e iniciará o atendimento numa conversa automatizada, para que ele se identifique e indique quem deseja visitar. A plataforma então notifica esse visitado e valida se o acesso deve ou não ser concedido. É importante salientar que nossa plataforma é bastante automatizada, mas se a qualquer momento o usuário precisar de ajuda humana ele terá, pois disponibilizamos uma central remota 24x7 para tratar as exceções que a automação não consiga resolver.
Estou pensando aqui, ainda existem muitos locais que “registram” os visitantes em planilhas preenchidas à mão, e o acesso é concedido pelo porteiro/vigilante que libera manualmente uma catraca ou cancela ou abre uma porta. E nesses casos, o Symbio Pass pode ajudar de alguma forma?
Por incrível que pareça, sim. O vigilante ou recepcionista pode utilizar nosso App para escanear o QR Code desse visitante e validar se o acesso está devidamente autorizado pelo visitado. Além de eliminar boa parte do processo (e do tempo) deste vigilante, elimina-se também a planilha preenchida à mão já que esse dado estará automaticamente armazenado em nossa plataforma, com total controle e rastreabilidade.
Vocês atendem o mercado final ou estão abertos à parcerias?
Nosso modelo comercial é bastante claro: não atendemos clientes finais e visamos desenvolver canais de vendas através de parcerias com integradores e desenvolvedores de softwares para controle de acesso (aos quais podemos nos integrar como um módulo). Ou seja, nosso modelo é totalmente B2B, apoiando nossos parceiros em suas oportunidades de negócios.
De que forma o integrador ganha dinheiro revendendo o Symbio Pass?
O Symbio Pass abre uma oportunidade para que o integrador gere uma receita recorrente – e crescente – à medida em que é precificado a partir da quantidade de transações (acessos) realizados pela plataforma. É importante compreender que estamos otimizando processos humanos e não o sistema de acesso (ou os Apps), então há que se enxergar como um serviço adicional e que tem alto valor agregado.
Além disso desenhamos uma política comercial que permite ao parceiro ampliar a sua margem à medida que amplia o volume de negócios, gerando retorno financeiro crescente.
Como é possível obter informações adicionais, cotações, etc?
Através do site symbiosecurity.com.br, onde são encontradas informações adicionais e formas de contato.