Como escolher a bateria adequada para seu nobreak/UPS - NetSeg

Como escolher a bateria adequada para seu nobreak/UPS

Dicas | 2021-07-30

Escolher a bateria ideal para seu nobreak requer atenção. O nobreak/UPS é responsável pelo armazenamento e fornecimento de energia, por um determinado período, no momento que ocorre a falha na rede elétrica. Os equipamentos conectados a ele continuarão em funcionamento com o fornecimento de energia proveniente da sua bateria.

O uso de nobreak/UPS é indicado para empresas de todo porte, nos segmentos de segurança, telecom, provedores de internet (ISP), datacenters e indústria no geral além de aplicações residenciais. Além de fornecer energia em caso de falha da rede elétrica, o nobreak/UPS evita que o equipamento sofra com a oscilação da rede, conhecida como pico de energia, que pode causar danos aos equipamentos como computadores, data centers e impressoras, prejudicando seu funcionamento e reduzindo o seu tempo de vida útil.

A bateria é um dos principais componentes do nobreak/UPS, pois é responsável pelo armazenamento e fornecimento de energia quando necessário. Por se um componente essencial para o bom funcionamento do nobreak/UPS, alguns pontos são muito importantes para manter o desempenho esperado como:

  • Estar atento à qualidade da bateria;
  • Realizar a manutenção periódica tanto do nobreak/UPS como da bateria;
  • Seguir as recomendações de troca e reposição da bateria de acordo com a indicação do fabricante ou fornecedor do sistema de armazenamento de energia.

Recomendações para escolher a bateria do nobreak/ups

Listamos 4 recomendações para ajudá-lo na reposição da bateria do seu nobreak:

  1. Utilize um modelo de bateria homologado e compatível com o fabricante do nobreak/UPS. Assim você garante a compatibilidade com o equipamento, evitando danos com operações mais seguras e maior tempo de uso.
  2. Sempre utilize modelos de baterias que são recomendados para nobreak/UPS de acordo com a indicação do fabricante da bateria para garantir a melhor performance do seu equipamento.
  3. Fique atento à garantia oferecida pelo fabricante da bateria e o serviço de pós-venda. Evite aborrecimentos caso necessite de algum tipo de suporte para seu equipamento.
  4. Por ser um componente tóxico, a bateria deve ser descartada adequadamente. Portanto, selecione um fabricante que realiza o processo de logística reversa da bateria seguindo as normas da resolução CONAMA 401/2008. Assim, você e a sua empresa contribuem positivamente, respeitando as normas e, principalmente, com o meio ambiente.

Seguindo estas recomendações você garante o funcionamento do seu nobreak/UPS caso o fornecimento de energia falhe, além da melhor performance e vida útil mais longa do seu equipamento.