Automação Residencial, o que está acontecendo? - NetSeg

Automação Residencial, o que está acontecendo?

Cidades Digitais | 2020-08-11

Participamos há mais de vinte anos do mercado de Automação Residencial e podemos dizer que estamos vivendo um momento inédito e muito especial. Exemplos: o termo “casa inteligente” é citado exponencialmente nas redes sociais, como nunca havíamos presenciado. Mídias dos mais diferentes segmentos (tecnologia, negócios, decoração, estilo de vida e vários outros) estão incorporando o tema diariamente em suas pautas, levando informação para uma audiência cada vez mais atenta.

Por que isto acontece agora? Existem vários fatores que impulsionam esta escalada muito positiva para os personagens que participam do mercado. Vamos analisar alguns a seguir.

A construção civil inovadora está intensificando em seus empreendimentos a adoção de tecnologias para atrair desde investidores até moradores, sejam estes compradores de imóveis ou locatários. Não adotar tecnologias que tornam as habitações mais seguras e eficientes é permanecer no passado e ver seus resultados enfraquecerem em relação a uma concorrência mais dinâmica que busca nesta evolução o diferencial para seus produtos no competitivo mercado imobiliário.

Instigados pelas mudanças nas características ligadas às moradias urbanas (apartamentos mais compactos, áreas comuns muito diversificadas, entre outros), influenciadores como arquitetos e designers de interiores passam a especificar e utilizar cada vez mais os sistemas de automação residencial e conectividades em seus projetos, valorizando ainda mais a sua atividade perante os clientes.

Entre estas mudanças importantes citamos o incremento considerável das atividades em home office, o que tem exigido um novo aporte de tecnologias no ambiente doméstico, que busca trazer mais produtividade e conforto aos usuários residenciais. Outro efeito da quarentena que vivemos foi a constatação de que pessoas idosas ou com alguma deficiência precisam de maiores cuidados, mesmo na ausência de seus parentes ou cuidadores. E, neste caso, a tecnologia colabora de forma direta para proporcionar mais segurança e proteção para estas pessoas no seu ambiente doméstico.

Mas vamos também olhar para a rápida evolução das tecnologias que permeiam o ambiente residencial nos últimos meses. Observamos o lançamento de eletrodomésticos inteligentes e conectados, como aparelhos de ar condicionado, robôs aspiradores, lavadoras e outros produtos que há pouco tempo habitavam apenas o nosso imaginário... E o que podemos então comentar sobre os assistentes de voz?

A cada dia mais e mais lares estão contando com este agradável e simpático companheiro que está estimulando os moradores a buscarem novas utilidades no seu uso rotineiro. Além de tocar suas musicas favoritas, informar sobre o transito e o clima, o assistente pode sim comandar os mais diversos sistemas inteligentes da casa: iluminação, cortinas, ar condicionado, som e assim por diante. E, para completar, o surgimento de uma geração de gadgets de fácil instalação e baixo custo (os chamados do-it-yourself) também tem o efeito de impulsionar o desejo dos moradores por sistemas mais completos, onde a contratação de profissionais torna-se essencial.

Enfim, assistimos uma total fragmentação do mercado, mas que deve ser vista como um fator extremamente positivo, pois está atraindo uma quantidade enorme de novos consumidores e gerando múltiplas oportunidades, seja para desenvolvedores de novas tecnologias, para os fabricantes e para todos os demais profissionais que participam direta ou indiretamente do mercado de Automação Residencial.

Cientes destas mudanças inovadoras e buscando responder múltiplas questões que estão surgindo, a AURESIDE vai promover um evento online inédito chamado LAR INTELIGENTE 360°. A partir do dia 15 de setembro de 2020 e durante 4 semanas, convidamos especialistas de diferentes áreas para apresentações e debates sobre os temas que citamos em negrito neste artigo. Todos estão convidados a participar conosco! Confiram os detalhes em nosso portal www.larinteligente.com.br e até lá!

Diretor Executivo da AURESIDE - Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial
Artigo publicado na Revista Home Theater e Casa Digital, ed Agosto/2020.