Raízen implementa solução inédita de IoT para analisar fadiga de caminhoneiros - NetSeg

Raízen implementa solução inédita de IoT para analisar fadiga de caminhoneiros

Transporte | 2021-09-14

Desenvolvida pela Denox em parceria com empresa especializada em medicina ocupacional, tecnologia já monitora e dá suporte para cerca de 10 mil motoristas em mais de 30 transportadoras.

A Denox, empresa do Grupo MXT, anuncia, o lançamento de uma nova solução baseada em Internet das Coisas (IoT) que permite o monitoramento da atenção e condição física de motoristas e caminhoneiros do transporte rodoviário por inteligência artificial. Desenvolvida em parceria com uma empresa referência em medicina ocupacional, a Torre de Fadiga já está sendo utilizada em 30 transportadoras associadas a Raízen para reforçar a segurança de mais de 10 mil motoristas. 

“A solução une uma tecnologia robusta de IoT capaz de detectar e classificar movimentos que revelam automaticamente o nível de atenção e fadiga do condutor. Com base nessas informações, mensuradas dentro de uma escala de risco, podemos, por exemplo, encaminhar o motorista para um atendimento médico rápido para entender os motivos da fadiga, orientá-lo com dicas para melhorar a qualidade de vida e evitar acidentes preventivamente” explica Bráulio Carvalho, CEO da Denox. 

A tecnologia alia ferramentas de Inteligência Artificial e Visão Computacional por meio de uma câmera integrada ao computador veicular MTC-800, dispositivo desenvolvido pela Maxtrack, empresa controlada também Grupo MXT.  O equipamento cruza todos os dados de telemetria do veículo em tempo real  caminhão  com o monitoramento de saúde do motorista para previsão de fadiga, registrando tudo em vídeo que fica na nuvem para ser processado por robôs.

A solução acompanha o condutor  antes dele iniciar o trajeto, avaliando individualmente o motorista  a partir de uma entrevista conduzida por um médico, que leva em conta a saúde do caminhoneiro e seu contexto social. Na prática, dependendo do nível de criticidade do evento, padrão definido pelo cliente e que pode envolver situações como bocejo, sonolência, utilização de cinto, distração e uso indevido de celular, por exemplo, a Torre de Fadiga é acionada para realizar a análise dos incidentes. 

A análise automatizada é importante para, se necessário, encaminhar os motoristas para o acompanhamento médico e psicológico, atendimento confidencial que visa diminuir a zero o número de acidentes nas vias e melhorar os padrões de segurança de condução. 

“Conseguimos identificar comportamentos que nem sempre tem origem na cabine do caminhão. Desde profissionais com crianças pequenas em casa que impediam o sono até à utilização de medicamentos que eram impeditivos para exercer a profissão no momento. O olhar da Torre é sempre humano para reduzir em zero os acidentes e levar os motoristas a terem segurança na condução”, comenta o executivo.

Gabriel Salgado, gerente de transportes da Raízen, ressalta que segurança tem que ser a prioridade das empresas de logística. “É uma satisfação integrar desde o início o projeto da Torre de Fadiga com a Denox, dado a sua importância para promover maior segurança no setor, o que é uma preocupação constante da Raízen e que deveria ser de todas as empresas e sociedade”, afirma. 

Sobre a Denox 

A Denox é o braço de Inteligência da Maxtrack, a maior fabricante de rastreadores da América Latina. Atua em quatro verticais: monitoramento de pessoas; transporte e passageiros; transporte e logística de cargas; e gestão de leves. Oferece soluções tecnológicas de rastreamento e IoT de ponta a ponta, desde o planejamento e fabricação do hardware com foco na inteligência do negócio. 

Como parte do Grupo MXT, a Denox é a empresa responsável por toda a parte de inteligência artificial e conectividade do grupo, responsável pela inteligência e eficiência logística de empresas como a Raízen e monitorando em tempo real mais de 3 milhões de veículos em vários países do mundo e mais de 15 mil pessoas em plantas conectadas.