Liderado pela Febraban, Lab de Segurança Cibernética reúne mais de 70 instituições financeiras - NetSeg

Liderado pela Febraban, Lab de Segurança Cibernética reúne mais de 70 instituições financeiras

Financeiro | 2022-02-11

Criada em 2020, iniciativa promove ações de treinamentos, simulação de ataques cibernéticos, compartilhamento de informações sobre ameaças virtuais e oferece padronização para prestadores de serviços.

Inaugurado em setembro de 2020 pela Febraban, o Laboratório de Segurança Cibernética já realizou até o fim de janeiro de 2022 um total de 40 treinamentos com  3.900 inscrições, todos gratuitos, dos quais 14 com simulações de ataques por meio de exercícios práticos entre os participantes. Ao todo 72 instituições associadas à Febraban, de um total de 114, já participaram das ações que totalizaram 347 horas. Somente no ano passado foram 36 treinamentos, que somaram 247 horas.

“A criação do laboratório e suas atividades acompanham os esforços dos bancos para que seus clientes realizem no dia a dia transações bancárias com 100% de segurança. Também está em sintonia com o crescimento significativo das operações eletrônicas (internet e celular) nos últimos anos, e que hoje já somam 67% de um total de 103,5 bilhões transações bancárias”, afirma Isaac Sidney, presidente da Febraban. O setor investe R$ 25,7 bilhões em segurança, sendo que 10% desse total em combate a fraudes e golpes cibernéticos.

O Laboratório tem sede em São Paulo e é o primeiro do tipo feito para o Sistema Financeiro Nacional. Seu objetivo é a colaboração e união de forças entre as equipes dos bancos associados em ações de prevenção, identificação e combate ao crime cibernético. Além dos treinamentos, os profissionais envolvidos com o projeto também buscam constantemente soluções inovadoras e o uso tecnologias de ponta para fortalecer os sistemas e equipes de defesa das instituições financeiras.

Além disso, o Laboratório automatizou o envio de eventos relacionados a ameaças cibernéticas, conectando sua infraestrutura com diversos centros de segurança cibernética ao redor do mundo, e enviando informações aos respectivos centros de monitoramento dos bancos. Em 2021, foram enviados mais de 1.600 alertas com informações contextualizadas das ameaças ao setor bancário ao redor do mundo. 

O LABORATÓRIO DE SEGURANÇA CIBERNÉTICA

Inserida no Planejamento Estratégico da Federação, a criação do Laboratório de Segurança Cibernética foi iniciada em julho de 2020 e visa promover melhorias contínuas para o Sistema Financeiro Nacional.

A criação do laboratório também contemplará os princípios da Estratégia Nacional de Segurança Cibernética (E-Ciber), aprovada em fevereiro de 2020, que apresenta os rumos que o Governo Federal considera essenciais para que o País, a sociedade e as instituições se tornem seguros e resilientes no uso do espaço cibernético; e também as resoluções já publicadas pelo Banco Central.

“O sistema bancário brasileiro continua firmemente investimento em novas tecnologias e constantemente evoluindo na segurança contra ameaças cibernéticas”, afirma Vilain.

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NA FEBRABAN TECH 2022

A segurança da informação é um dos temas em destaque na FEBRABAN TECH 2022, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro da América Latina, que neste ano será realizada de 9 a 11 de agosto, na Bienal de São Paulo, no Parque Ibirapuera. 

Nos três dias de evento, profissionais dos mais variados setores, bem como o público geral que se interessa por tecnologia, terão a oportunidade de participar de discussões e experiências em assuntos como inteligência artificial, open finance, Pix, blockchain, internet das coisas, 5G, cibersegurança, privacidade de dados, ciência de dados, metaverso, NFTs, ativos digitais, sustentabilidade, entre outros temas relevantes para o futuro inovador não somente do mercado financeiro, mas também da sociedade digital.

O congresso reúne as principais lideranças das instituições financeiras do Brasil, tanto em painéis de debates, quanto na feira de exposição com as principais tecnologias disponíveis no mercado. 

Mais detalhes sobre ingressos, programação, palestrantes e trilhas temáticas serão divulgados em breve. Fique ligado nos canais digitais da Febraban para mais informações sobre o evento.