Dificuldade de acesso a crédito é estímulo para empresas de TI buscarem subvenção de recursos públicos - NetSeg

Dificuldade de acesso a crédito é estímulo para empresas de TI buscarem subvenção de recursos públicos

TI & Software | 2023-07-21

Negócios inovadores, por meio de parcerias com universidades, conseguem adquirir recursos financeiros que não precisam ser reembolsados ao estado.

Com uma taxa de juros (Selic) congelada em 13,75% ao ano desde agosto do ano passado, a principal dificuldade para que as empresas consigam obter crédito, a curto ou médio prazo, é justamente a elevação das taxas. A afirmação consta na Sondagem Especial Condições de Acesso ao Crédito, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) recentemente, que aponta que 71% das pessoas jurídicas consultadas veem as altas alíquotas dos juros como o maior entrave para obter crédito.

Contudo, os negócios de TI inovadores conseguem fugir dessa realidade, graças à concessão de subvenção econômica, instrumento que funciona conforme as determinações da Organização Mundial do Comércio (OMC) em vários países desenvolvidos e também no Brasil, desde 2006. Com o propósito de providenciar um aumento significativo das atividades de inovação, bem como impulsionar a competitividade dos negócios e da economia do país, o Programa de Subvenção Econômica é, em suma, um tipo de apoio financeiro proveniente de recursos públicos.

Quem explica melhor é o especialista em propriedade intelectual e transferência de tecnologia, Fabio Zabot Holthausen, ex-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc): "Estamos falando aqui de recursos financeiros não reembolsáveis, ou seja, não precisam ser devolvidos pelas empresas aos cofres públicos e são voltados para que o estado divida com elas os gastos intrínsecos às suas atividades".

É importante destacar que o marco regulatório que promove tal cessão de subvenção econômica foi fixado com a Lei nº 10.973, de 2004, regulamentada pelo Decreto nº 5.563/2005; e a Lei nº 11.196/2005, normalizada um ano depois por meio do Decreto nº 5.798. "São elas, respectivamente, a Lei de Inovação e a Lei do Bem, cuja predestinação é a promoção da inovação. Ambas as legislações têm na Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, organizações tecnológicas e outras instituições públicas ou privadas, vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia, seu principal agente", comenta Fabio Zabot.

E, justamente para explicar como as empresas de TI devem proceder para obter a subvenção, ou mesmo outras oportunidades de crédito, é que a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR/Acate) promoverá no dia 18 de julho, às 19 horas, um evento gratuito com o tema "Captação de Recursos - Como inovar e acelerar meu negócio por meio de subvenção?". O webinar será ministrado por Fabio Zabot Holthausen, advogado e presidente do Conselho de Administração do Sapiens Parque S.A. na gestão 2020-2023. "Durante essa atividade, estaremos mostrando diversas oportunidades de fomento para desenvolver projetos de inovação nas empresas, a partir de parcerias com universidades".

Trata-se de uma via de mão dupla, segundo o especialista: por um lado, há intensificação no potencial de inovação das universidades, com a abertura de agências próprias de inovação e de parques tecnológicos, bem como a legitimação de um caráter empreendedor na formação dos estudantes, favorecendo assim o surgimento de soluções inovadoras para problemas que estão fora dos portões das faculdades. Por outro lado, nas empresas, a inovação contribui não somente para o desenvolvimento desses negócios, mas também para o desenvolvimento de regiões e de países.

O Brasil ainda precisa investir muito para crescer em inovação. Atualmente, o país ocupa a 54ª posição mundial e a 2ª na América Latina, segundo o Índice Global de Inovação, que mede o desempenho dos ecossistemas de 132 economias e identifica as tendências globais mais recentes em matéria de inovação, publicado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual.

Serviço

Evento: webinar "Captação de Recursos - Como inovar e acelerar meu negócio por meio de subvenção?".

Data: 18 de julho de 2023, terça-feira.

Horário: 19 horas.

Inscrições e informações: AQUI