Nova ferramenta de IA e Realidade Aumentada promete transformar o varejo
Moki Smart Scan aumenta eficiência das operações na captura de dados em até 70%.
Para um setor que representa 20% do PIB brasileiro, aumentar a eficiência das operações pode ser um desafio e uma necessidade. Segundo dados da Abrappe (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas), de 2023, as perdas no varejo representam 1,57% do faturamento líquido do segmento. Quando olhamos para os números absolutos, isso representa R$ 34,9 bilhões. Os motivos são diversos. Quase metade (42,93%) dessas perdas está relacionada a quebras operacionais, como manuseio inadequado de produtos, falhas no armazenamento, transporte e vencimento. Já 9,46% são por conta de erros de inventário, ou seja, as discrepâncias entre o estoque registrado e o real. Problemas que a digitalização dos processos melhoraram, mas não resolveram por completo.
A nova ferramenta Moki Smart Scan, da Moki, empresa especializada em soluções SaaS (Software como Serviço) com 17 anos de experiência no mercado B2B, chega justamente para solucionar essa dor do varejo. A plataforma usa a mesma tecnologia de realidade aumentada do Apple Vision Pro, que, uma vez incorporada ao aplicativo da Moki, melhora a eficiência operacional e a leitura dos códigos de barras e QR codes em até 70%.
Para ter esse ganho, basta que os colaboradores usem um smartphone com o app, que funciona em qualquer sistema operacional. "Em um supermercado, por exemplo, a câmera do celular vai ler o código de barras das gôndolas e comparar com o preço registrado no caixa. O aplicativo sinaliza em verde os itens corretos e em vermelho os que apresentarem divergências de valores", explica Guilherme Werneck, CEO da Moki. "Um processo hoje feito manualmente passa a ser digital, garantindo rapidez e precisão na conferência de mercadorias e produtos, e, consequentemente, reduzindo erros. Além disso, diminui a necessidade de equipe dedicada e enxuga os custos operacionais".
A plataforma Moki Smart Scan consegue ainda auxiliar na checagem de estoque, no reabastecimento das gôndolas, prazo de validade e até mesmo na auditoria de extintores. A ferramenta pode ser aplicada a diversos setores do varejo, como supermercados, farmácias e lojas de departamento.
Pelo uso do celular, a equipe não precisa de treinamentos específicos e a manutenção torna-se muito mais simples e barata. "O uso da inteligência artificial e realidade aumentada faz com que a interface seja muito mais intuitiva, amigável, fácil de interagir e com melhor experiência de uso. Essa é a nossa grande diferença: a tecnologia é tão precisa que a pessoa consegue ler o código de barras e o QRcode com a câmera do smartphone em questão de segundos, mesmo que ela não esteja tão direcionada. Até mesmo com pouca luminosidade ou de lado a tecnologia funciona", complementa Werneck.
Dados
Outra vantagem da Moki Smart Scan é que os dados coletados são transformados em KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho). Isso auxilia com insights importantes mostrando em quais processos a empresa pode ser mais eficiente, quais são os gargalos e onde estão os principais erros. Tornando, assim, a operação ainda mais rentável, e refletindo todo o conceito da Moki: "Um App, Todas as Tarefas".
"A Moki Smart Scan não é apenas uma expansão tecnológica, é uma ferramenta de transformação operacional, que permite que o varejo tenha não só alta performance, mas também mais produtividade e eficiência", finaliza o CEO da empresa.
Sobre a Moki
No mercado há 17 anos e com sede no Rio de Janeiro, a Moki é pioneira em formulários digitais e processos de eficiência operacional. A empresa está presente no Brasil e em mais 12 países na América Latina, além de Estados Unidos, Espanha e Portugal. É especializada em soluções SaaS (Software como Serviço) para o mercado B2B, a Moki oferece uma série de serviços que auxiliam nos ganhos de eficiência em processos, auditoria, prevenção de perdas e controle de mercadoria. As suas soluções podem ser aplicadas em diversos segmentos como alimentício, farmacêutico, logístico e varejista. Entre os clientes da empresa estão: Pão de Açúcar, Grupo Boticário, Jadlog, Leroy Merlin, Panvel, Auchan, Mercado Livre, Farmaconde e Grupo Santa Cruz.