86% dos lares brasileiros já têm pelo menos um dispositivo de casa conectada, aponta estudo encomendado pela TP-Link

Os números foram confirmados por um estudo encomendado pela TP-Link, líder global em dispositivos de rede e produtos para casas inteligentes e reconhecida como a principal fornecedora de dispositivos Wi-Fi do mundo, à GfK. A comprovação veio que 86% dos lares do país possuem ao menos um dispositivo inteligente conectado à internet e controlado remotamente, como TVs, lâmpadas, câmeras de segurança, assistentes de voz e (roteador é algo essencial para conectar à rede em si. O foco aqui é mais o dispositivo de casa inteligente).
A pesquisa também revelou que esse movimento deve se intensificar: a intenção de compra de produtos inteligentes é alta, sendo os mais procurados lâmpadas inteligentes, TVs e aparelhos de ar-condicionado.
Para Alessandro Campos, diretor de Marketing da TP-Link, o cenário indica um novo perfil de consumo mais digital, onde a automação residencial deixa de ser um luxo e passa a ser parte do dia a dia das pessoas. Mas para que cada vez mais casas se tornem inteligentes, é imprescindível que mais pessoas aprendam sobre tecnologia e conectividade.
"Muitas pessoas entram no mundo da automação residencial através de câmeras e lâmpadas e constroem um ecossistema inteligente a partir disso. Com isso em vista, sabemos o quanto é fundamental ampliar o acesso para baratear tecnologias e facilitar o uso, sem abrir mão da qualidade", afirma o executivo.
Além da intenção de compra, o estudo também analisou o comportamento dos usuários e identificou um público cada vez mais interessado em testar novidades. Mais de 60% afirmam gostar de experimentar novos produtos, e quase metade dos entrevistados disseram que amigos e familiares pedem recomendações sobre o que comprar para automatizar a casa. Isso mostra que os "early adopters", ou seja, brasileiros adeptos ao uso de tecnologia estão influenciando as decisões de compra e impulsionando o mercado.
O estudo também aponta que há desafios relacionados à configuração e instalação dos dispositivos. "Sabemos que a experiência do usuário é tão importante quanto a tecnologia em si. Por isso, a linha Tapo pode ser instalada, configurada e gerenciada pelo aplicativo gratuito para Andoid e iOS. Em poucos minutos, seus dispositivos inteligentes estão prontos para usar, basta seguir as instruções na tela do smartphone.", reforça Alessandro Campos.
Com o avanço da conectividade e a ampliação do portfólio de dispositivos inteligentes, a expectativa é que brasileiros tenham cada vez mais acesso à autmomação residencial, algo antes visto como mais próximo da ficção. "A TP-Link se posiciona como aliada dessa transformação, conectando pessoas, dispositivos e estilos de vida por meio de sua linha de roteadores que já está presente em centenas de milhões de lares ao redor do mundo", finaliza.
Sobre a TP-Link
Fundada em 1996, a TP-Link é líder global em produtos de rede para consumidores residenciais e pequenas e médias empresas. Citada pelo sexto ano consecutivo no Magic Quadrant Gartner e classificada pelos analistas IDC como a número 1 em dispositivos Wi-Fi, a TP-Link atende bilhões de clientes em mais de 170 países. A empresa investe continuamente em Pesquisa e Desenvolvimento, produção eficiente e gerenciamento de qualidade, fornecendo produtos como roteadores wireless, gateways cabo/DSL, adaptadores, repetidores de sinal e dispositivos domésticos inteligentes. Para pequenas e médias empresas, a TP-Link oferece soluções de rede corporativas de alto desempenho.