Amazon Echo Studio pode ser utilizado como um gateway Zigbee - NetAv

Amazon Echo Studio pode ser utilizado como um gateway Zigbee

Residencial | 2020-09-05

Uma novidade no mercado da Casa Conectada/Inteligente me deixou muito animado, mas força-me a ser um pouco mais técnico que o normal. Trata-se do lançamento, no Brasil do Amazon Echo Studio, que, em poucas palavras, é a maior das caixas de som inteligente da Amazon (como sempre, com Alexa incorporado).

Não vou me deter nas características de som ou como funciona bem com o Alexa; tudo isso você poderá encontrar nas centenas de resenhas disponíveis na Internet. Queria falar sobre outra função que o Amazon Echo Studio traz ao Brasil, que é a possibilidade de ser utilizado como um gateway Zigbee. Complicado? Nem tanto.

Comecemos pelo começo: em uma Casa Conectada/Inteligente temos dispositivos inteligentes espalhados pela residência. Podemos estar falando de dispositivos que permitam comandar a iluminação ou as cortinas via smartphone; ou ainda, de aparelhos de ar condicionado. TVs, portões ou sistemas de alarme. Todos esses dispositivos precisam se comunicar com o mundo e com você de alguma forma.

A maioria, até agora, usa a sua rede Wi-Fi e seu roteador para fazer esta comunicação. Eles entram em sua rede, se comunicam com as plataformas na nuvem de seus fabricantes e com os aplicativos instalados nos smartphones e também podem receber comandos por voz de assistentes como o Google Assistant ou o Alexa.

LEIA ESSE ARTIGO COMPLETO