Você sabe que é Cultura da Inovação? - NetAv

Você sabe que é Cultura da Inovação?

Corporativo | 2020-09-18

A cultura da inovação pode ser definida como a filosofia que uma empresa imprime em todos os seus processos internos ou externos, envolvendo comportamentos, diretrizes recursos humanos e materiais. No entanto Inovar não é, necessariamente, criar algo revolucionário. Práticas como oferecer soluções para problemas, aperfeiçoar processos e melhorar produtos também são parte de uma cultura de inovação, que tem nas pessoas o centro de sucesso de qualquer mudança. 

Em um mundo de tantas transformações, uma empresa que permite uma liderança horizontalizada com métodos mais ágeis e flexibilidade, se beneficia da rapidez na adaptação e nas tomadas de decisão. Esse modo de organização, que incentiva a cultura de inovação, tem como característica fundamental, não ter medo de errar e a posição de assumir riscos. 

A construção coletiva dessa filosofia

“Se faz necessário um senso coletivo e um ambiente de confiança para que se tenha inovação. As inovações vêm das pessoas, do ambiente, da flexibilidade e da autonomia. O time absolut incentiva essa troca em equipe. Investimos em treinamentos, cursos, especializações. Tanto externos, quanto de um colaborador para outro. Valorizamos o nosso capital humano e todo o know-how que nossos profissionais têm”, diz Lucymeire Ferraz, Diretora na absolut technologies. 

O exercício de uma Cultura como essa, nos inquieta com pensamentos críticos, permeados por muita responsabilidade e engajamento. Incentivando um “senso de dono” da empresa, chamado de perfil intraempreendedor. Esse senso, amplia essa consciência de inovação e responsabilidade coletiva. Além disso, um dos principais papéis de um líder não é ter somente respostas, mas sim fazer boas perguntas.

“Possuímos em todas áreas pessoas de backgrounds diversos e de gerações diferentes que aprendem e constroem juntas. A ideia de inovação, não deve ficar fadada apenas à invenção de novos produtos, serviços ou tecnologias. Mas também ao valor ou conceito de determinadas coisas, como o modo de organização das empresas. Porque afinal de contas, a inovação está no DNA da equipe absolut, faz parte do nosso dia a dia”, explica Lucymeire. 

O autoconhecimento individual e o desenvolvimento de inteligência emocional são essenciais para conseguir viver essa nova cultura. Os líderes devem saber explorar as individualidades de cada profissional, levando feedbacks e tendo sensibilidade para fazer leitura de seus colaboradores. É importante lembrarmos que cada profissional tem uma habilidade e conhecimento diferenciado e que será bastante útil no momento de encontrar soluções de inovação.

Sobre a Absolut: Somos uma empresa de áudio e vídeo provedora global de soluções inteligentes em Pro-AV, especializada em sistemas de comunicação Unificada (UC), colaboração e serviços gerenciados. No mercado desde 1998, possuímos sedes em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Miami e Lisboa. Somos a GPA no Brasil e em Portugal, e como GPA pensamos e agimos globalmente com o objetivo claro de fornecer a cada vez mais pessoas e organizações, o ambiente ideal para colaborar, compartilhar ideias e conhecimentos, aumentando a criatividade de cada equipe em todos os cantos do mundo.