Especial LAR INTELIGENTE 360: Telemedicina e Casa Inteligentemente Inteligente - NetAv

Especial LAR INTELIGENTE 360: Telemedicina e Casa Inteligentemente Inteligente

Saúde | 2020-09-18

O Lar Inteligente 360º teve nesta 5a feira, 17 de setembro, a apresentação do Prof. Dr. Chao Lung Wen, da Faculdade de Medicina da USP. Ele também é responsável por desenvolvimento e avaliação de Projetos de Telemedicina, Telehomecare, Casas Inteligentes e eCare.

Na sua apresentação, o professor destacou o caráter multidiciplinar dos projetos que envolvem tecnologias para o lar, mostrando a total sinergia entre atividades ligadas à arquitetura, ao design de interiores, à telemedicina e a automação residencial.

Um dos gráficos apresentados mostra o posicionamento das "casas inteligentes" e da "saúde conectada" com uma aproximação crescente.

 

 

Durante toda a sua apresentação, Dr Chao demonstrou a importancia de trazer o conceito de saúde e bem estar para dentro de nossas casas e da participação crescente das tecnologias ligadas à automação, IoT e inteligencia artificial neste contexto. Também considerou que seria muito apropriada a possibilidade que outras disciplinas, assim como a medicina, tornassem possiveis teleconsultas para proprocionar avaliações mais precisas e atualizadas sobre as necessidades dos moradores.

Foi uma abordagem extremamente inovadora e marcante, conforme atestam os testemunhos dos participantes, cujo resumo reproduzimos abaixo:

Silvia R. : Muito enriquecedor e esclarecedor. Estamos tendenciando a mudar nossas formas de conviver e isto impacta diretamente o nosso lar, mudando nossa forma de olhar para nossa casa e para o planeta.

Virginia R. : Ótimas questões abordadas. Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento

Edgard V.: Parabéns Dr Chao pela apresentação e excelentes sugestões!

Marcia K. : Obrigada professor, foi muito esclarecedor! 

Robson G.: Obrigado pela explanação, perfeita no tocante a saúde e casa inteligente

P. Menezes : Excelente ! Parabéns!

Marta : Muito obrigada. Fiquei muito feliz em participar dessa palestra

Ione L. : Que ótimas ideias!
 
Finalizada a palestra e os debates com os participantes, tivemos a apresentação de nossa associada PluginBot mostrando o novo universo da Inteligencia Artificial expressado nas tecnologias de robótica e automação, complementando de forma ilustrativa alguns dos conceitos levantados na primeira apresentação.