Smart home: é possível conectar todos os meus eletrodomésticos? - NetAv

Smart home: é possível conectar todos os meus eletrodomésticos?

Automação | 2021-08-13

Equipamentos smart possuem conexão com Internet e permitem integração com aplicativos e assistentes de voz; para eletrodomésticos antigos, existem algumas opções para automação.

Em uma casa inteligente, a conectividade e a tecnologia são aplicadas para garantir mais conforto, praticidade, acessibilidade e segurança. Mas, para fazer a automação total, além de atualizações na rede elétrica e uma conexão estável de Internet, será que é preciso trocar todos os eletrodomésticos, incluindo fogão e geladeira, por dispositivos inteligentes? Ou o consumidor consegue conectar seus equipamentos mais antigos?

A resposta depende da expectativa.

Apenas os eletrodomésticos smart terão boa parte, ou a totalidade, de suas funções disponíveis para comandar via aplicativos dos fabricantes, instalados em um celular ou tablet, ou através da integração com outros dispositivos e com assistentes de voz.

Isso porque toda a usabilidade desses equipamentos é desenhada para ser realizada não apenas em seu próprio painel de controle ou touchscreen, mas também pelo app ou via assistente. Isso permite monitorar e controlar os equipamentos com comando de voz e à distância.

Para os eletrodomésticos mais antigos, uma solução de conectividade é o uso de tomadas inteligentes ou smart plugs. Com esse dispositivo, conectado ao Wi-Fi da casa, ao celular e assistente de voz, é possível manter os equipamentos desligados e liberar a entrada de energia para seu acionamento apenas quando desejado; ou fazer um monitoramento mais aprofundado do consumo, especialmente, para eletrodomésticos que não podem ser desligados, como geladeira e freezer.

Ainda assim, será preciso ir até a lavadora de roupas ou o fogão e operá-los da mesma forma, uma vez que não contam com recursos de conectividade internos para receber comandos à distância ou via assistentes.

Os smart plugs são especialmente úteis para os aparelhos que não precisam ficar o tempo todo conectados à energia e para tomadas difíceis de alcançar no dia a dia, eliminando o consumo fantasma.

Para eletroportáteis, como cafeteira, sanduicheira, panela elétrica, grill ou fritadeira elétrica, as tomadas inteligentes abrem oportunidade para o controle à distância, desde que você deixe tudo pronto, esperando apenas ligar a energia.

Outra opção são os controles smart universais, que conseguem enviar comandos para todos os aparelhos do ambiente que tenham controle remoto com infravermelho. Assim, com apenas um dispositivo (que pode ser integrado ao celular e assistente de voz), você pode comandar TV, aparelho de som, ventilador, ar-condicionado, etc.

Visite o Shoptime para conhecer outros dispositivos inteligentes, eletrodomésticos e eletrônicos smart para transformar a sua casa. Aproveite para baixar o app Shoptime, acompanhar suas entregas e ter muitas outras vantagens na hora de comprar.