Segurança na porta da escola - NetSeg

Segurança na porta da escola

Educação |

Esta já é uma das principais preocupações dos gestores da educação
Prédio do cursinho do Dom Bosco na Cândido de Abreu: segurança em parceria com Prefeitura

Fim de férias. Nos próximos dias, milhares de alunos voltam às salas de aula na rede pública e privada. Mas faz tempo que voltar aos estudos não significa apenas escolher o melhor método de ensino ou qualidade da escola. Em especial nas escolas particulares. Preocupados com a violência, elas montam verdadeiras “operações” de segurança dentro e fora do colégio, tudo para garantir um diferencial e a segurança da comuniade escolar. Na verdade, uma exigência até do mercado.

Diferente das escolas públicas que, no caso de Curitiba, contam com o policiamento da Guarda Municipal e da Patrulha Escolar, as escolas particulares tem de se virar sozinhas para manter a segurança de pais, alunos, professores e funcionários. Como exemplo entre todas, quatro grandes escolas particulares contam como funciona o sistema de segurança adotado por cada uma delas, que inclui vigilância eletrônica, monitores espalhados pelos pátios e até ronda pelo quarteirão da escola. 

Todas apontam que o principal objetivo na hora de desenvolver tais projetos é controle das ações que se passam nas imediações das escolas. Com isso, tanto pais e alunos quanto professores e funcionários passam a sentir mais segurança na escola, em especial nos horários de entrada e saída das escolas. E, como consequencia, a ação de bandidos é inibida. 

De acordo com o responsável pela segurança do colégio Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes, José Ivanir Motta, o sistema de monitoramento adotado pela escola é um diferencial muito grande, em especial para aqueles alunos que percorrem a pé as ruas ao redor do estabelecimento. A escola conta com uma câmera com alcance de 360 graus instalada no portão principal, voltada para a rua, e inspetores treinados que realizam ronda motorizada na quadra da escola. 

“Além disso, costumamos ter um bom relacionamento com o comércio da região, pois, desta forma, um ajuda ao outro. Câmeras, inspetores treinados e bom relacionamento são as ferramentas utilizadas para dar mais segurança aos pais, alunos e funcionários. Sem dúvida este pacote é um diferencial na hora da escolha, em especial para aquele pai que tem o filho que mora próximo e vai a pé até a escola”, apontou Motta.  

O Colégio Medianeira também conta com um pacote de segurança especializado. De acordo com o responsável pelo setor de segurança do colégio, Emerson Kreutzer, a qualificação dos profissionais contratados pela escola é o primeiro diferencial. “Trabalhamos com empresas de segurança privada dentro da lei, que tem alvará em dia, vigilantes com cursos de reciclagem e bem treinados. Investimos primeiramente na segurança com legalidade”, apontou. 

Ainda que seguranças particulares não tenham autorização para atuar na área externa da escola, eles monitoram os alunos e, se necessário, acionam a polícia. “Eles só podem atuar do portão para dentro, mas temos seguranças na porta da escola nos horários de entrada e saída que monitoram a área”, apontou Kreutzer. 

Ainda segundo ele, o investimento em qualificação de profissionais somado às câmeras de segurança voltadas para a área externa do colégio são um diferencial necessário. “Curitiba não é mais uma cidade calma e este tipo de investimento é necessário. Um olhar mais cuidadoso com a questão da segurança acaba sendo um ponto positivo e importante. O objetivo principal é sempre preservar a integridade física de professores, pais e alunos”, finalizou.