Axis lança câmera dupla que combina visão térmica com HDTV - NetSeg

Axis lança câmera dupla que combina visão térmica com HDTV

Tecnologia | 10/01/2013

A junção das tecnologias é adequada para instalações críticas que precisam fazer detecção, reconhecimento e identificação 24 horas por dia

A Axis Communications, criadora da câmera IP, da primeira câmera IP HDTV e da primeira IP térmica do mercado, lançou uma série de câmeras externas com função pan/tilt/zoom que se diferenciam por serem duplas, com performance HDTV para identificação e tecnologia térmica para detecção. A primeira solução IP térmica HDTV do mercado de segurança eletrônica oferece a flexibilidade dos movimentos pan/tilt e vídeo simultâneo de uma câmera IP HDTV e uma térmica, permitindo detecção, reconhecimento e identificação a partir de apenas uma unidade, inclusive na escuridão e em condições difíceis de iluminação.

A câmera da série AXIS Q87-E é montada sobre um motor que permite à unidade fazer tilt e pan enquanto transmite imagens térmicas com qualidade HDTV. A unidade combinada oferece uma solução de videomonitoramento com duplo objetivo, ideal para ambientes de missão crítica em áreas de acesso restrito, perímetros e portos.

Esse desempenho é possível porque a tecnologia térmica detecta a diferença de temperatura entre os objetos numa cena. Por isso, a câmera IP térmica pode alcançar um maior grau de precisão na escuridão completa e em condições de tempo adversas. Já a câmera com vídeo de alta definição permite uma melhor identificação de objetos, animais ou pessoas. À noite, a câmera HDTV se beneficia de iluminadores infravermelhos opcionais, com um alcance de mais de 90 metros.

Combinando esses recursos, a série AXIS Q87-E compreende dois modelos: a AXIS Q8721-E oferece uma câmera de rede com imagem HDTV 1080i com zoom óptico e autofoco combinada com uma câmera de rede com resolução 384x288. Por sua vez, a AXIS Q8722-E oferece a mesma câmera com qualidade HDTV, mas combinada a uma câmera térmica com resolução VGA (640x480). Ambos os modelos são conectados à rede usando cabo Ethernet e têm quatro opções de lentes. 

“A série AXIS Q87-E faz uma combinação perfeita para monitoramento em missão crítica. Ela possui tecnologia térmica para detectar objetos e qualidade suficiente para identificar se uma pessoa ou um veículo tem acesso autorizado”, afirma Sergio Fukushima, gerente técnico da Axis para a América do Sul. “Os movimentos de pan e tilt sincronizados são úteis para que equipes de vigilância, polícias e militares detectem e façam o reconhecimento em praticamente qualquer condição de luz e tempo”. 

Ambos os modelos da AXIS Q87-E podem fazer movimento de pan 360° continuamente e tilt entre +45° e -20° com uma precisão de 0.02° quando preconfigurados. Os produtos têm classificação IP66 para poeira e condições meteorológicas ruins, e têm temperatura operacional variando entre -30°C e 45°C. Cada câmera possui um slot para cartão de memória SD/SDHC para armazenar as gravações localmente.

A série AXIS Q87-E possui o suporte da mais ampla base de software de aplicação de toda a indústria através do programa Application Development Partner, e do software de gerenciamento de vídeo AXIS Camera Station. As câmeras incluem suporte para o AXIS Camera Application Platform para que desenvolvedores de aplicativos criem capacidades adicionais de inteligência. As câmeras requerem um fornecimento de energia separado para operarem.

Sobre a Axis Communications

Como líder no mercado de vídeo em rede, a Axis está liderando o caminho para um mundo mais tranquilo, seguro e inteligente - conduzindo a mudança do sistema de vídeo vigilância  do analógico para o digital. Oferecendo soluções de vídeo em rede para instalações profissionais, os produtos e soluções Axis são baseados em uma plataforma de tecnologia aberta e inovadora.

A Axis possui mais de 1000 funcionários dedicados em 40 localidades ao redor do mundo e opera com parceiros em 179 países. Fundada em 1984, a Axis é uma empresa de TI com base na Suécia e listada na NASDAQ OMX  Stockholm como AXIS. Para mais informações, visite nosso site www.axis.com.