A 15ª edição da Eletrolar Show trouxe conectividade e inovação ao encontro da indústria e varejo - NetAv

A 15ª edição da Eletrolar Show trouxe conectividade e inovação ao encontro da indústria e varejo

Varejo | 2022-07-19

Os produtos que foram tendência nos quatro dias da feira estarão disponíveis ainda neste semestre nas lojas de todo o País.

 

A Eletrolar Show, encerrada em 14.07. em São Paulo, trouxe muitos destaques que serão tendência ainda neste semestre. O consumidor pode esperar muita inovação, tecnologia, conforto, praticidade e sustentabilidade. Da Casa Conectada com 300m², em que mais de 60 produtos estavam interligados por comando de voz de inteligência artificial, a produtos premium, como a TV de 98” e o óculos com imagens de 140”.  

Na 15ª edição da feira, a primeira presencial desde o início da pandemia, houve novidades para todos. Como a linha de eletrodomésticos miniatura para pequenos espaços e a fritadeira sem óleo de 12 litros com um cesto que é capaz de fazer um frango inteiro. Os produtos com melhor custo x benefício são os mais procurados – cooktops, fogões, refrigerados e laptops, entre outros. 

A indústria trouxe para a feira o comprometimento com o meio ambiente – da embalagem ao produto final. Os investimentos vão desde a economia de energia e a redução do consumo de água em produtos da categoria de eletros até o descarte de lixo eletrônico, energia renovável (painel solar) e lâmpadas de LED no refrigerador.  
  
O espaço Arena Gamer levou o futuro na tela, com equipamentos e acessórios de última geração. No Brasil já são mais de 95 milhões de adeptos, seja em console, mobile ou PC, tornando o país, o 5º maior mercado consumidor. Notebooks, monitores, teclados, mouses e headsets tiveram crescimento de 60% no volume de vendas em 2021, conforme dados da GfK.  

A Eletrolar Show construiu um espaço dedicado à Mobilidade Urbana, movimento crescente no Brasil e no mundo. Tanto para se locomover, quanto para lazer e esporte, cada vez mais brasileiros estão adotando a bicicleta. Só no ano passado, foram vendidas 5,8 milhões de unidades, dentre elas, a bicicleta elétrica foi a que mais cresceu percentualmente em vendas. A projeção para este ano é um crescimento de 14,4%, segundo dados da Abraciclo - Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares. 

Um espaço dedicado exclusivamente às startups aproximou a inovação de investidores em busca de modelos de negócios rentáveis e com potencial para maior geração de valor. 

“A Eletrolar Show contou com 700 marcas expositoras, entre nacionais e internacionais, que trouxeram cerca de 10 mil produtos, dentre os quais, 2 mil lançamentos. Além disso, 150 redes de varejo de todo o Brasil, que representam mais de 20 mil pontos de vendas vieram fazer negócios no evento”, informou Carlos Clur, CEO do Grupo Eletrolar e realizador da Eletrolar Show. “Acreditamos na recuperação do varejo neste segundo semestre. Os dados de mercado corroboram para que seja um período mais forte de vendas, incentivado pelas compras de Natal, Copa do Mundo, 13º salário e férias.”

Para contribuir com a revitalização do varejo de pequeno e médio porte, o Grupo Eletrolar lançou a Eletrocompras, uma plataforma B2B de vendas que une esses varejistas à indústria e aos importadores. A revenda pode ser feita de duas formas: comissionada ou diretamente na loja.

“Em conversa com algumas marcas expositoras, ao final da feira, todas estão otimistas de que a tecnologia, a praticidade, a conectividade e o conforto oferecidos pelos produtos irão fazer com que o segundo semestre seja de grande recuperação das vendas do varejo em geral”, completa o executivo. “E com essa positividade, anunciamos a edição de 2023 da Eletrolar Show - de 10 a 13 de julho em São Paulo.”

Opinião dos expositores 

“Ficamos muito felizes em nos apresentar aos clientes e parceiros com um portfólio diferenciado de produtos, visando colaborar com a retomada do varejo nesse segundo semestre. A oportunidade gerada pela Eletrolar Show é de extrema importância aos varejos que puderam degustar e interagir com os produtos trazidos pela Usina de Vendas em parceria com as marcas globais. Agradecemos e parabenizamos a todos os envolvidos” 
Marco Antonio Palma, CEO da Usina de Vendas 

“Apresentamos nossas principais novidades como o smartphone da Infinix com tecnologia 5G e o robô aspirador inteligente. que pode ser controlado por voz ou aplicativo de celular. Em computadores, trouxemos modelos como o Vaio FE 15 com Alexa integrada e o notebook 2 em 1 Positivo Duo C com processador Intel Celeron e touchscreen. Na Eletrolar, também tivemos a chance de reunir atuais e potenciais clientes de várias partes do País, fazer excelentes negócios, ampliar nossa rede de contatos e fortalecer parcerias comerciais.” 
Norberto Maraschin Filho, VP de Consumo e Mobilidade da Positivo Tecnologia 

“Com um público surpreendente e ávido por novidades, a Geonav foi um prato cheio para os já clientes e também prospectantes por produtos inovadores e de qualidade durante os quatro dias da Eletrolar Show 2022. Estamos muito satisfeitos com o resultado e com a oportunidade de reencontrar nosso público e mostrar pessoalmente tudo o que construímos durante os últimos dois anos em que a feira não aconteceu.” 
Rafael Assa, diretor da Geonav 

“Nossa participação na Eletrolar Show teve como objetivo reforçar para o mercado varejista em geral nosso pioneirismo e inovação, além de ampliar as oportunidades de negócios. Queremos cada vez mais atender às necessidades dos consumidores ao desenvolver produtos que podem ser usados por todos com facilidade, tornando a tecnologia cada vez mais leve, amigável e acessível.” 
Sonah Lee, Head de Marketing da LG Brasil 

“Participar da 15ª edição da Eletrolar Show com a Casa Conectada foi uma ótima experiência que nos permitiu maior aproximação com os varejistas, que ficaram impressionados com as demonstrações práticas das funcionalidades possíveis ae casa inteligente, apresentadas por Amazon Alexa junto às marcas de dispositivos integrados com a nossa inteligência artificial. Foi muito interessante poder mostrar como a inteligência ambiente está mais acessível e perceber que os clientes varejistas de todo o Brasil estão mais interessados em nossas tecnologias”. 
Carol Gimenez, líder de canal offline para dispositivos Amazon

"Viemos para a Eletrolar 2022 já com grandes expectativas, mesmo assim, fomos surpreendidos pela qualidade do público que compareceu, desde grandes varejistas até pequenos comerciantes que estão espalhados pelo Brasil. Para nós, é muito importante chegar nesses pequenos varejos, vimos que eles estão interessado em conversar, trocar ideias e conhecer os participantes da feira. Voltamos para casa muito satisfeitos e com bons negócios iniciados." 
Enori Emmert, diretor comercial da Atlas Sistemas Antifurto 

“A experiência foi muito positiva e nos surpreendeu a quantidade de pessoas desde o primeiro dia! Conversar com profissionais de diversas redes vem sendo uma excelente oportunidade para aprimorar ou retomar negócios. Também estamos bastante satisfeitos com a boa receptividade do público em relação às nossas soluções e otimistas de poder realmente fortalecer negócios a partir da presença da Elsys na feira deste ano.” 
Claudio Blatt, presidente do conselho da Elsys 

“O Grupo MK, detentor da Mondial, AIWA e XZone, tem como premissa construir, estreitar e manter um ótimo relacionamento com a cadeia produtiva e clientes e a Eletrolar proporciona o ambiente perfeito para que isso aconteça. Somos expositores há muitos anos e este é o melhor local para encontrar o mercado e apresentar novidades. Este ano foi ainda mais especial! Escolhemos justamente este evento para lançar oficialmente ao mercado a mais nova marca do Grupo MK, a japonesa AIWA. O resultado foi um sucesso!” 
Giovanni M. Cardoso, fundador do grupo MK - Mondial, Aiwa e XZone 

“Estamos muito felizes com a participação da SEMP TCL na Eletrolar Show deste ano. O Grupo Eletrolar é um parceiro de longa data e o evento teve um resultado bastante positivo para nós, em 2022. Lançamos, em nosso estande, diversos produtos, incluindo a TV C735 de 98”, a maior tela disponível hoje no Brasil, além de mais oito modelos de TVs, dois condicionadores de ar e três celulares. Pudemos, também, apresentar produtos conceito disponíveis no mercado internacional e oferecer aos visitantes a oportunidade de ver de perto e experimentar as tecnologias mais avançadas em TVs, soundbars, condicionadores de ar e outras categorias da linha branca, além de conhecerem nossas inovações em casa conectada e para o público gamer.” 
Maximiliano Dominguez, diretor de engenharia e Produto da SEMP TCL 

“Esta é a minha primeira Eletrolar Show pela Telefunken, mas a sétima com a Someco e outras linhas. O principal objetivo foi comunicar a volta da Telefunken ao Brasil com uma ampla linha de produtos para cozinha, áudio e cuidados pessoais, selecionados cuidadosamente para marcar o retorno da marca aos lares brasileiros. O resultado foi muito positivo! Depois de dois anos sem eventos, por conta da pandemia, pude sentir o público com muita vontade de estar na feira. O varejo se renovou e pudemos encontrar muita novidade que estava engavetada e agora disponível fisicamente.” 
Marcelo Palacios, diretor da Someco, representante oficial da-Telefunken