Espaço Inovação AUTOCOM 2015 apresentou soluções focadas em automação comercial - NetAv

Espaço Inovação AUTOCOM 2015 apresentou soluções focadas em automação comercial

Varejo | 2015-04-18

Plataforma de mídia programática 100% sustentada por propaganda; solução de garantia da qualidade dos processos de receita e prevenção de perdas financeiras; solução web mobile para automatizar processos de trabalho de equipes de campo; monitoramento digital auditável de preços de lojas do varejo físico; plataforma de transações financeiras que dispensa o uso de dinheiro em espécie, cartão ou smartphone; e solução de monitoramento de frente de caixa. Essas são as seis soluções inovadoras desenvolvidas por pequenas empresas direcionadas à automação comercial, selecionadas por um comitê de especialistas e que participarão do Espaço inovação AUTOCOM 2015, que aconteceu de 7 a 9 de abril, no Expo Center Norte, na capital paulista.

O Espaço Inovação AUTOCOM 2015 é organizado pelo Instituto de Tecnologia do Software e Serviços (ITS) com o apoio da Associação Brasileira de Automação Comercial (AFRAC), organizadora da Autocom 2015 - 17ª Feira e Congresso Internacionais de Automação do Comércio e Tecnologia para o Varejo.

As soluções selecionadas

O nome das soluções inovadoras (hardware, software ou serviço) que se aplicam à automação do comércio e tecnologia para o varejo e as empresas que as desenvolveram são: Checkmob, da Cinq Mobile; monitoramento de preços da concorrência no varejo físico, da Infoprice; Piggo, o Troco Eletrônico da ITpex Piggo; Alo WiFi, da MappTV.com; PoliConnect, da KDM Técnica; e Auditor Insight, da Synapsystem.

Alo WiFi, da MappTV.com, oferece conexão WiFi 100% gratuita e segura aos usuários de HotSpots. A empresa oferece a infraestrutura de hot spots aos pontos de interesse, que participam da receita por Revenue Sharing.  Alo WiFi é uma plataforma de media programática para anunciantes e agencias de publicidade, com comercialização por licenciamento ou pacotes de Pay Per View, segmentados com métricas de Big Data. O modelo de negócios é 100% sustentado por propaganda.

Auditor Insight é uma solução da Synapsystem, que busca a integridade nos processos de negócio, de maneira a garantir a qualidade dos processos de receita e prevenir perdas financeiras. A solução foi desenvolvida com base no vetor de flexibilidade.

Checkmob é uma solução web/mobile desenvolvida pela Cinq Mobile para automatizar processos de trabalho de equipes de campo via utilização de tablets e smartphones, em substituição ao papel, reduzindo o tempo perdido em atividades manuais, controles paralelos e deslocamentos desnecessários. Para o setor de automação comercial o Checkmob é ideal no gerenciamento de equipes comerciais e de assistência técnica que prestam atendimento e suporte em campo.

Monitoramento digital da Infoprice faz monitoramento digital, rápido e auditável de preços de lojas do varejo físico, favorecendo ao varejista o acompanhamento de sua concorrência e o estabelecimento de políticas de pricing, assim como levando a indústria a entender o comportamento e o posicionamento do produto no mercado. Para isso, via hardware proprietário, é feita a coleta dos dados e consequente entrega através de um portal exclusivo, on-line.

Piggo, da ITpex Piggo, permite que comerciantes e consumidores realizem transações financeiras entre si sem necessidade de dinheiro em espécie, cartão ou smartphone. Dessa forma, o comerciante entrega o troco eletrônico e o consumidor recebe um crédito na sua conta Piggo. Além do troco, o consumidor também pode colocar crédito em sua conta Piggo e usá-los para realizar pagamentos nos estabelecimentos conveniados, recarregar celular, fazer doação, enviar valores para outros usuários ou até solicitar resgate para a conta bancária.

PoliConnect, da KDM Técnica – empresa do Grupo Policom – tem os objetivos de auxiliar varejistas no combate a roubos, furtos, fraudes e de melhorar a gestão na frente do caixa. Favorece o combate ao desperdício de mercadorias e auxiliar no disciplinamento do colaborador que atua neste ambiente.

10 anos de Espaço Inovação

Criado em 2005, anos, o Espaço Inovação é um estande coletivo em feiras e exposições focadas em negócios, organizado pelo ITS com o apoio das promotoras das principais exposições da área de TI, que apoia micro, pequenas e médias empresas de TI – com soluções de hardware, software ou serviço – que tenham inovação em seu DNA. A meta é identificar soluções inovadoras que atendam o setor, promover e facilitar a inserção destas inovações no mercado de comércio e varejo, oferecendo às empresas a oportunidade e o acesso aos compradores e tomadores de decisão do setor.

Desse modo, o Espaço Inovação “desenvolve mercado para inovações e é uma oportunidade de interação entre pequenos e médios empresários e grandes fornecedores, clientes e potenciais parceiros, criando um ambiente colaborativo no qual empresas interagem com os congressistas, público visitante e entidades representativas do setor, assim como com a mídia especializada que, nestes eventos, busca divulgar o que há de inovador no setor”, explica Marilene Vasconcelos, do ITS e responsável pela gestão e organização desse estande

“O grande diferencial do Espaço Inovação em relação aos outros expositores de feiras segmentadas está no fato de as soluções apresentadas por empresas brasileiras de pequenos e médios portes terem sido avaliadas e selecionadas por um comitê de especialistas, o que assegura o mérito das soluções de TI expostas”, afirma Descartes Teixeira, presidente do ITS.

José Vidal Bellinetti, diretor do ITS, frisa que esta segunda participação do Espaço Inovação ITS na Autocom “dá ainda mais visibilidade à iniciativa do ITS e favorece a geração de negócios para micro e pequenas empresas de tecnologia que atuam no setor eletroeletrônico, automação e energia. Reforça, também, o objetivo do Espaço Inovação: identificar soluções inovadoras que atendam o setor, promovendo e facilitando a inserção destas inovações no mercado de segurança, oferecendo às empresas a oportunidade e o acesso aos compradores e tomadores de decisão do setor”.

Sobre a AUTOCOM 2015

A 17ª Feira e Congresso Internacionais de Automação do Comércio e Tecnologia para o Varejo contou com a presença de fabricantes, software houses, distribuidores, revendedores, empresas de suprimentos, identificação, coleta automática de dados e rádio frequência (AIDC/RFID), além dos usuários destas soluções, os varejistas. Paralelamente à exposição aconteceu o Congresso Internacional de Automação do Comércio e Tecnologia para o Varejo.