Trilha da Cidade da Criança é captada em áudio e vídeo 3D
Imagens foram captadas por celular, já 'boneco' conseguiu receber sons. Projeto é feito por estudante e engenheiro de áudio; trabalho esta online.
A trilha existente na Cidade da Criança, em Presidente Prudente, foi registrada por um projeto acadêmico do estudante de engenharia cartográfica Rodrigo Mongeroth da Silva em 360º C e com áudio. O resultado do trabalho já pode ser conferido pela internet (veja aqui) e foi feito com imagens do próprio celular. Os sons são captados pelo engenheiro de áudio Pablo Coitino.
A novidade é que esse áudio também tem três dimensões. Ele tem uma empresa do tipo start up, que desenvolve trabalhos com esta tecnologia. Por meio de um boneco, o som é captado. Não parece, mas é um microfone, que simula a audição humana, desenvolvido por ele mesmo pra esse tipo de trabalho.
Por exemplo, é possível ouvir o som mais alto a navegação está próxima de onde ele é emitido. Já quando está distante, som fica mais baixo.
Ao final, tudo é editado e complementado em um computador, como mostra o SPTV 1ª Edição desta segunda-feira (6). Para acompanhar o passeio, é só visitar a página do projeto.
A repórter Katiuscia Reis e o repórter cinematográfico Adílson Vieira também participaram de uma demonstração de como funciona a captação de áudio e vídeo 3D.