CASA INTELIGENTE – O que é e como projetar a sua - NetSeg

CASA INTELIGENTE – O que é e como projetar a sua

Cidades Digitais | 2020-02-13

Todos nós já tivemos aquela sensação de não se lembrar de ter trancado a porta ou a possibilidade de ter esquecido algum equipamento eletrônico ligado. Geralmente, isso ocorre quando saímos com pressa e não temos a chance de retornar para conferir, deixando aquela dúvida pairando sobre nossa cabeça durante horas.

Mas e se fosse possível resolver essa situação ao apertar um botão ou dizer uma frase, mesmo à distância? Isso deixou de ser exclusividade de filmes com temática futurista para se tornar realidade. As casas inteligentes, ou casas conectadas, são projetos residenciais que aumentam a segurança e a comodidade, otimizam seu tempo no dia-a-dia e tornam o lar responsivo aos pedidos de seus moradores, facilitando o cotidiano.

Por meio da integração de sistemas e equipamentos de diferentes ambientes, é possível atender as necessidades e expectativas dos usuários. A automação de residências oferece funcionalidades capazes de controlar a iluminação, som ambiente, temperatura, cortinas, dispositivos de segurança, equipamentos eletroeletrônicos, entre outros, via smartphones, computadores, reconhecimento de voz e outros aparelhos.

Por onde começar?

Automatizar uma casa pode ser simples como instalar uma lâmpada que pode ser controlada via controle remoto ou complexo como implementar um sistema completo de controle de temperatura. Em ambos os casos, o primeiro passo para transformar seu lar em uma casa inteligente é entrar em contato com um profissional que possua as habilidades necessárias para esse tipo de serviço, a fim de garantir o resultado esperado de maneira segura.

As soluções em automatização residencial também podem ser usadas no controle de acesso, climatização de ambientes, detecção e controle de incêndios, monitoramento, atividades corriqueiras como ligar ou desligar aparelhos, entre outros. Ao criar um projeto de casa inteligente, deve-se atentar às necessidades dos moradores do local.

2 exemplos de funcionalidade de casas inteligentes e seus desdobramentos

  • Segurança

Um dos fatores que mais atraem as pessoas para a projeção de uma casa conectada é a segurança. Uma fechadura inteligente (smart lock), por exemplo, pode ser aberta usando a biometria ou um celular, o que torna dispensável aquele molho de chaves e permite até que você abra a porta para alguém mesmo estando longe.

Os sistemas de câmeras se popularizaram e atualmente, é possível encontrar opções nas mais diversas faixas de preço e que permitem a monitoração da imagem direto pelo computador ou smartphone.

  • Uso doméstico

Uma casa inteligente vai muito mais além dos famosos robôs aspiradores de pó.

Geladeiras, lâmpadas, aparelhos de ar-condicionado, lavadoras, TVs, alto-falantes, entre outros: já existem diversos equipamentos eletroeletrônicos capazes de se conectar com a internet das coisas e realizar diversas ações.

Uma alternativa já consolidada em outros países ao redor do mundo e que vem ganhando espaço em solo nacional são as assistentes pessoais. Dispositivos como a linha Google Home já estão disponíveis em português para facilitar ainda mais a sua vida. Utilizando comandos de voz simples, a inteligência artificial desse aparelho permite a realização de funções como controlar as luzes, tocar música, ligar ou desligar aparelhos e até ter uma conversinha com a assistente virtual da marca ao dizer “Ok, Google”, igual a função já implementada aos celulares com sistema operacional Android.

São tantas opções que começar pode parecer um pouco intimidador, mas o primeiro passo é sempre o mais importante. Conte com as soluções em automação residencial da Safe1 para transformar seu lar.

Para mais informações, visite: www.safe1.com.br