Pesquisa afirma que as novas tecnologias serão responsáveis por um aumento de 57% em transações bancárias no mundo em um ano - NetSeg

Pesquisa afirma que as novas tecnologias serão responsáveis por um aumento de 57% em transações bancárias no mundo em um ano

Financeiro | 2020-06-10

·         Dois terços (66%) dos executivos do setor bancário dizem que as novas tecnologias continuarão a impulsionar o setor durante os próximos 5 anos no mundo, em comparação com 42% em 2019

·         A IA separará vencedores de perdedores, dizem 77% dos banqueiros entrevistados durante o COVID-19

·         Na América Latina, 63,5% dos entrevistados consideram que as novas tecnologias têm o maior impacto até 2025, seguindo a tendência de outras regiões.

·         84% dos executivos acreditam que o DevOps e as modernas plataformas de nuvem impulsionarão a transformação bancária básica

·         Quase metade (45%) dos executivos globais está decidida a transformar seus modelos de negócios em ecossistemas digitais para aprimorar a experiência do cliente e criar novos fluxos de receita

·         O relatório global e independente está em seu sétimo ano e conversou com mais de 300 executivos seniores do setor, sendo que 49% pertencem aos C-Suite

Dois terços dos executivos de bancos acreditam que novas tecnologias como a Inteligência Artificial (IA), aprendizado de máquina, continuarão a ter o maior impacto no setor bancário no mundo nos próximos cinco anos, de acordo com uma pesquisa global realizada pela Economist Intelligence Unit (EIU) em nome da Temenos (SIX: TEMN), empresa de software bancário. O novo relatório "Forjando novas fronteiras: tecnologias avançadas revolucionarão o setor bancário" destaca que o COVID-19 provavelmente acelerará a transformação digital dos bancos, que já enfrentam intensa concorrência de agentes de pagamento, Big Tech e empresas de e-commerce. Na América Latina, os players de pagamento são vistos como os maiores concorrentes entre os participantes não tradicionais, refletindo potencialmente o fato de que os clientes bancários precisam de melhor acesso a serviços digitais para o dia a dia do banco, especialmente na era COVID-19.

As tendências do relatório serão discutidas no webinar "O futuro do banco digital: a revolução acelerada" em 25 de junho, com o CEO e o fundador da Varo Money, a EIU e Temenos.

Com o COVID-19 acelerando a digitalização bancária, 45% dos entrevistados dizem que sua resposta estratégica é criar um "verdadeiro ecossistema digital" e integrar seus serviços digitais auto-construídos e ofertas de terceiros. Sem dúvida, a Inteligência Artificial desempenhará um papel fundamental na aceleração dessa mudança digital. Mais de três quartos (77%) dos entrevistados concordam que liberar valor da IA será um diferencial importante entre os bancos vencedores e perdedores. E melhorar a experiência do usuário por meio de uma maior personalização ficou em 28% entre os usos mais valiosos dessa tecnologia. Na América Latina, embora geralmente fique atrás de outras regiões quando se trata de novos desenvolvimentos na região, 63,5% dos entrevistados consideram que novas tecnologias como a IA têm o maior impacto até 2025, a par outras regiões.

O foco está mudando para a agilidade corporativa com o DevOps, que reúne desenvolvimento de software e operações de TI usando modernas plataformas baseadas na nuvem. De fato, 84% dos entrevistados concordam que o DevOps conduzirão a transformação no core banking, enquanto 81% dos executivos acreditam que uma estratégia de várias nuvens se tornará um pré-requisito regulatório. O foco principal do investimento em tecnologia dos bancos é a segurança cibernética (35%), seguido pelo desenvolvimento de plataformas de IA, como consultores digitais e canais de participação assistida por voz (33%) e tecnologias baseadas em nuvem (27%).

Com o desenvolvimento da tecnologia e suas soluções para tornar o sistema bancário mais ágil, com maior integração entre o banco e o cliente por meio de programas digitais, 94,3% dos entrevistados da América Latina acreditam que o modelo bancário tradicional baseado em agências estará morto. De acordo com a necessidade de serviços digitais, de acordo com executivos de bancos da região, a principal prioridade estratégica a ser implementada até 2025 é melhorar a experiência do cliente. E 42,1% responderam que sua empresa está focada em investir mais em tecnologia de segurança cibernética, em comparação com 35,4% dos entrevistados globais.

Max Chuard, CEO da Temenos, diz que: "Os bancos estão sob enorme pressão devido aos novos concorrentes, regulamentação contínua e crescimento lento dos lucros - essas pressões se intensificaram como resultado da pandemia. O relatório destaca que os executivos seniores do setor bancário acreditam que novas tecnologias, como a IA, terão maior impacto no setor bancário nos próximos anos. À medida que a digitalização do sistema bancário continua essas novas tecnologias podem ajudar os bancos a afastar os concorrentes e obter vantagens competitivas.

 "A tecnologia de IA avançada em nuvem da Temenos e a rica funcionalidade bancária podem ajudar os bancos a agregar valor a seus clientes no prazo imediato e acelerar sua transformação digital para construir um crescimento sustentável no futuro. As tendências em relação aos modelos de banco digital, nuvem e SaaS se tornarão mais acentuadas - no novo normal, a necessidade de tecnologia bancária moderna será maior do que nunca. "

Pete Swabey, diretor editorial da EMEA - Thought Leadership, The Economist Intelligence Unit, acrescenta: "Os bancos de varejo, corporativos e privados já estavam sob pressão para implantar novas tecnologias rapidamente e mudar suas culturas para competir com grandes empresas de tecnologia e agentes de pagamento e entregar uma experiência digital envolvente. Agora, à medida que o banco digital aumenta, como resultado da crise do coronavírus, essa tarefa está mais urgente do que nunca".

Sobre a pesquisa

Agora em seu sétimo ano, o relatório Economist Intelligence Unit inclui, pela primeira vez, respondentes de bancos comerciais e privados, além de bancos de varejo. A EIU pesquisou 305 executivos bancários globais ao longo de fevereiro e março de 2020 sobre os desafios que os bancos enfrentam em relação à digitalização do setor e as estratégias que estão implementando em resposta. Quase metade dos entrevistados (49%) estava no nível C-Suite. Os entrevistados vieram da Europa (25%), América do Norte (24%), Ásia-Pacífico (18%), África e Oriente Médio (16%) e América Latina (17%).

Sobre a Temenos

A Temenos AG (SIX: TEMN) é líder mundial em software bancário. Mais de 3.000 bancos em todo o mundo, incluindo 41 dos 50 principais bancos, confiam na Temenos para processar transações diárias e interações de mais de 500 milhões de clientes bancários. O Temenos oferece software de administração de front-end, core banking, pagamentos e administração de fundos, nativo e independente da nuvem e orientado por IA, permitindo que os bancos ofereçam experiências omnichannel sem atrito e obtenham excelência operacional.

É comprovado que o software da Temenos permite que seus clientes alcancem melhor desempenho e índices de custo-receita de 26,8%, metade da média da indústria e retorno sobre o patrimônio líquido de 29%, três vezes a média da indústria. Esses clientes também investem 51% de seu orçamento em TI, que é o dobro da média do setor, provando que o investimento em TI dos bancos está agregando valor tangível aos seus negócios.

Para mais informações, por favor visite www.temenos.com.