Automação Residencial e Robôs fazem parte do FEI Portas Abertas 2015! - NetAv

Automação Residencial e Robôs fazem parte do FEI Portas Abertas 2015!

Automação | 2015-05-29

O universo das criações e os avanços tecnológicos nas áreas de Engenharia, Ciência da Computação e Administração estarão em demonstração neste sábado (16), das 9h às 17h, no evento "FEI Portas Abertas 2015", que acontece no próprio campus da universidade, em São Bernardo. O objetivo da iniciativa é ajudar os estudantes dos Ensinos Médio e Fundamental na escolha de sua carreira.

Os visitantes poderão conferir de perto, entre as mais de 70 atividades, a funcionalidade da alta tecnologia, como a internet das coisas - IoT e sua aplicação no dia a dia, com sensores e equipamentos simples para automação de residências e gestão do uso da água.

Também irão se surpreender com os robôs humanoides que interagem em jogos de futebol. Haverá demonstração de jogos que contagiam a torcida. Outros modelos de robôs mostrarão suas habilidades: Pet Robot (robô cachorro que obedece a comandos) e Robô-FEI @HOME, que executa atividades caseiras.

Outras experiências acontecerão nos mais de 80 laboratórios do campus, como a aplicação do luminol em tecidos, uma mistura bastante utilizada pela polícia científica para detectar vestígios de sangue em roupas e objetos; e a exploração de fenômenos elétricos associados às tempestades atmosféricas, observando as consequências desse acontecimento natural. O ano de 2015 foi proclamado como o Ano Internacional da Luz, iniciativa mundial que visa destacar sua importância e das tecnologias ópticas, por isso ocorrerá uma atividade no qual o participante terá a chance de ver a composição e comportamento da luz.

Haverá ainda a demonstração do carro tipo Fórmula, desenvolvido e construído por alunos de Engenharia da FEI, heptacampeão nacional na Fórmula SAE Brasil, competição automobilística que reúne alunos de engenharia de todo o país; o carro X1 construído em 1968 e considerado na época o carro do futuro, veículo anfíbio de quatro rodas e propulsão aerodinâmica para andar sobre rodas e colchão de ar; entre outros projetos inovadores.

O FEI Portas Abertas será uma oportunidade para que os visitantes conheçam a estrutura da Instituição, alguns dos mais inusitados projetos de autoria dos alunos da FEI e os trabalhos realizados por eles. A programação completa está disponível no site: www.fei.edu.br/portasabertas.

Serviço:
FEI Portas Abertas - Campus São Bernardo.
Data: 16 de maio, das 9 às 17 horas.
Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972.
Bairro Assunção - São Bernardo do Campo - SP
Informações e inscrições: www.fei.edu.br/portasabertas