FEBRABAN TECH 2022: tecnologia traz o security by design na origem da cibersegurança - NetSeg

FEBRABAN TECH 2022: tecnologia traz o security by design na origem da cibersegurança

TI & Software | 2022-07-01

Especialistas debatem, no dia 9 de agosto, as principais estratégias e ferramentas para combate ao cibercrime.

A pandemia impulsionou o uso dos canais digitais –internet e mobile banking– das instituições financeiras pelos clientes. O aumento tem sido registrado não só na realização de transações em tempo real, a exemplo do sistema de pagamento instantâneo Pix, como também de atendimentos online via chatbots e contact centers. É uma dinâmica esperada, mas eleva a expectativa e, sobretudo, a necessidade de cuidados em relação à segurança cibernética, uma vez que os golpes e ataques virtuais cresceram quase na mesma proporção.

O setor financeiro tem hoje tecnologias de ponta e processos avançados para barrar tentativas de fraudes e garantir a segurança do cliente, por isso, o principal alvo dos hackers não são os sistemas bancários, e sim, o cliente final, que, muitas vezes, é vítima da chamada “engenharia social”. Nesse tipo de ataque, o cliente é induzido por estelionatários a informar dados confidenciais, abrir links para sites maliciosos e infectar seu computador com vírus.

Os bancos têm respondido a esse cenário com parcelas cada vez mais significativas de seu orçamento para tecnologias que aprimoram a proteção. Tecnologias voltadas à segurança cibernética e inteligência artificial (IA) estão no topo das prioridades em investimentos em tecnologia para 100% dos bancos participantes da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2022, realizada pela Deloitte. Anualmente, os bancos investem, em média, cerca de 10% de seu orçamento de tecnologia da informação (TI) à segurança cibernética –valor que pode ser estimado em R$ 2,5 bilhões.

A questão é que, diante de sistemas fortes e seguros, os estelionatários se voltam aos usuários. Como eles podem evitar esses golpes? E o que fazer caso sejam vítimas? O uso da tecnologia a serviço da segurança do cliente está entre os temas em debate no FEBRABAN TECH 2022, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro na América Latina, que ocorre de 9 a 11 de agosto, na Bienal de São Paulo, no Parque Ibirapuera.

Entre os especialistas confirmados para o painel “Security by design na origem da cibersegurança”, no dia 9 de agosto, das 18h às 18h45, no auditório Febraban 2º andar, estão Bruno Fonseca, superintendente-executivo de Prevenção a Fraudes e Análise de Dados e Modelagem da Segurança Corporativa do Bradesco; Fernanda Lopes, superintendente-executiva e Cyber CTO do Santander Brasil; e Gabriel Catropa, CTO & Partner na IBM Security América Latina. Em breve serão confirmados outros participantes deste painel.

FEBRABAN TECH 2022

O FEBRABAN TECH reúne as principais lideranças das instituições financeiras do Brasil, tanto em painéis de debates, quanto na feira de exposição com as principais tecnologias de vanguarda. O congresso traz o tema “A nova realidade global e a transformação acelerada”.

Nos três dias de evento, profissionais dos mais variados setores e o público geral que se interessa por tecnologia terão a oportunidade de participar de discussões e experiências em assuntos relevantes para o futuro da sociedade, como cibersegurança, open finance, gestão da nuvem corporativa, metaverso, web 3, NFTs, 5G, agenda ESG, entre outros, sempre à luz da chegada da Lei Geral de Proteção de dados (LGPD).

Além destes importantes temas, a Febraban prepara outras surpresas na programação e experiências imersivas e tecnológicas para o momento inovador não somente do mercado financeiro, mas também da sociedade digital em meio a esta nova realidade global.

FEBRABAN TECH: A EVOLUÇÃO DO CIAB
As discussões de vanguarda na tecnologia e as oportunidades de geração de novos negócios, que fizeram o sucesso do CIAB desde a primeira edição, em 1991, ganharam nova dimensão com o protagonismo da Febraban na condução de questões relacionadas à sociedade.

E para refletir este momento de integração, o CIAB ganha um novo nome e uma nova marca – FEBRABAN TECH, que mantém a missão de contribuir para a evolução contínua do setor financeiro e exposição de todos estes ativos para a sociedade. Além do nome, o evento traz mais uma novidade, que é um novo local: a Bienal de São Paulo, no Parque Ibirapuera.

Este ano o NETSEG vai apresentar as tecnologias da INTELBRAS voltada para essa indústria financeira. Venha nos visitar!