Fibracem investe R$ 5 milhões e foca em modernização de processos

Investimento abrange desde nova puncionadeira, novas ferramentas e ajustes nos layouts das plantas – Pinhais e Linhares – a uma nova linha de pintura para a fábrica localizada no Espírito Santo.
A Fibracem deu mais um passo significativo para se firmar como uma das principais fabricantes no setor de telecomunicações brasileiro. A companhia realizou um investimento – de aproximadamente R$ 5 milhões – para modernizar e aumentar a sua eficiência. Além da implantação de uma nova linha de pintura na unidade de Linhares, no Espírito Santo, o valor abrange ainda a aquisição de uma nova puncionadeira para a Matriz da empresa, em Pinhais no Paraná, melhorias nas puncionadeiras já existente nas duas plantas fabris, ajustes nos layouts – tanto da fábrica capixaba, quanto da localizada na região metropolitana de Curitiba e a compra de novas ferramentas. As mudanças ocorreram nos seis primeiros meses de 2025.
O avanço tecnológico reflete não apenas um novo passo na eficiência operacional da empresa, mas também um compromisso com a modernização constante para atender às demandas cada vez mais exigentes do mercado no país. "Direcionamos recursos consideráveis e próprios para essa série de melhorias ocorridas ao longo desse ano",afirma o COO da Fibracem, Eryck El Jaick.
Dentre as novidades no processo de modernização, a aquisição da nova linha de pintura eletrostática por aspersão e que foi instalada em Linhares, é considerada de última geração e representa um salto tecnológico, o que deve diferenciar ainda mais a planta fabril no Espírito Santo no mapa industrial brasileiro.
A escolha por um sistema de pintura customizado reforça a estratégia da Fibracem de se posicionar como líder no fornecimento de soluções personalizadas para o setor de telecomunicações.
Para o executivo, a nova linha de pintura instalada na fábrica capixaba, por exemplo, promete facilitar aspectos como a automação com eficiência, minimizando a intervenção manual. Isso não só mantém, mas também amplia a produtividade sem mudanças no quadro efetivo de mão de obra da companhia, garantindo o processo produtivo.
"É um projeto que consideramos único, personalizado para as necessidades específicas da Fibracem, o que vai nos ajudar, inclusive, na adaptação da nossa produção às reais especificações do mercado", pontua.
A incorporação dessa tecnologia deve assegurar que a indústria consiga manter a uniformidade e estabilidade dos seus produtos, atendendo às exigências técnicas do mercado, que está cada vez mais rigoroso. "O consumidor final vai se beneficiar com acabamentos padronizados, maior confiabilidade e desempenho otimizado dos produtos", diz o COO.
Expectativas além da fábrica capixaba
Ainda segundo Eryck El Jaick, a nova linha de pintura permitirá também maior previsibilidade nas entregas. Hoje, a unidade de Linhares já é responsável por atender as regiões do Norte, Nordeste e partes do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, e já é responsável por quase 40% da capacidade produtiva total da indústria.
"Além de contribuir para dar mais celeridade nas entregas, que é uma etapa crucial no mercado de Telecom, esse investimento possibilitará outros retornos positivos para a empresa, como custos operacionais mais baixos, o que deve contribuir bastante para uma operação industrial ainda mais sustentável", finaliza.