Olho Vivo será instalado em locais de alta incidência criminal - NetSeg

Olho Vivo será instalado em locais de alta incidência criminal

Alarmes |

O projeto Olho Vivo, com previsão para ser implantado em Uberaba ainda neste ano, que tem como parceria o governo do estado de Minas Gerais, Prefeitura de Uberaba, Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), entre outros órgãos, consiste na presença ocular da PMMG em pontos estratégicos dos locais de grande incidência criminal na região de Uberaba, por meio do monitoramento por câmeras de vídeo. 

De acordo com o comandante da 5ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais (RPMMG), coronel Flávio Aparecido Romualdo de Aquino, o objetivo do projeto é diminuir o índice de ocorrência de delitos e aumentar a segurança da população. Segundo ainda o comandante, será realizada uma pesquisa para escolha dos pontos estratégicos de instalação das câmeras. "É um projeto que está em fase acelerada de negociação. O monitoramento eletrônico de imagens irá promover a prevenção das contravenções dos crimes. Já tive outras experiências em outras cidades e constatei que houve uma redução de 30% na criminalidade violenta em regiões com a implantação do monitoramento de imagens de câmeras", ressalta.

Investimento - O comandante da 5ª Região da PM avalia que o investimento é superior a R$ 4 milhões. Aquino explica que a PM vai destinar o pessoal para o monitoramento de imagens e a coordenação. Segundo Aquino, o município, através de diversas entidades e associações, arca com a sessão dos funcionários monitores para que possam fazer a vigília nas câmeras. "A coordenação da monitoração será feita pelos PMs e a atuação em cima das ações monitoradas também será pela PM, mas teremos funcionários contratados para realizar monitoramento exatamente para direcionar os PMs para promover essa missão principal, que é exercer o policiamento preventivo ou repressivo qualificado quando for necessário", alerta. 

"A Central de Monitoramento terá instaladas 54 câmeras monitorando imagens 24 horas por dia. Os locais estratégicos serão definidos por critérios absolutamente técnicos e científicos. As câmeras serão dispostas através de estudos e uma série histórica de comportamento da criminalidade, de forma que a tendência é instalar as câmeras nos locais de maior aglomeração e, consequentemente, nas áreas em que há uma tendência de uma predisposição ao cometimento de crimes, delitos e contravenções", enfatiza o comandante da 5ª RPM, comandante Aquino.

Ranking - O comandante ressalta que a comunidade de Uberaba e os órgãos de sistema de defesa social estão de parabéns por conseguir conosco ótimos resultados. "Nós saímos de último lugar em desempenho na redução de crime violento no ano passado e conseguimos o segundo melhor desempenho no estado este ano. A partir de agora, a comunidade terá uma maior sensação de segurança, pois a PM está empenhada em promover a segurança pública", relata.

Crime Zero - O tenente da 5ª Região de Polícia Militar, Flávio Jackson Ferreira Santiago, recorda que, em 2007, havia uma média diária de 12 a 13 crimes violentos. "Hoje, com a atuação da PM realizando operações especiais pela cidade, houve uma redução no crime violento para três casos diários. Através de diagnóstico preciso está sendo possível controlar e monitorar as tendências criminosas. Através do desempenho da PM, podemos observar que estamos muito próximo da realidade, o crime zero", finalizou tenente Santiago.

Lojistas - A comerciante Flávia Graziela Fernandes, proprietária de uma loja na avenida Prudente de Morais, avalia positivamente o projeto. Ela relata que diariamente os comerciantes e moradores reclamam de roubos na via. Flávia avalia que com a instalação das câmeras os números de criminalidade se reduzirão. "O projeto é excelente para nós, comerciantes; além de auxiliar a PM, o Olho Vivo suprirá, em parte, a falta de policiamento por conseguirem monitorar o momento do crime com precisão, facilitando a atuação da PM", pondera Flávia. 

Por Sandro Neves