Escritório de advocacia adota sistema de autenticação forte da BRToken com ganhos financeiros - NetSeg

Escritório de advocacia adota sistema de autenticação forte da BRToken com ganhos financeiros

Financeiro |

A substituição de uma solução com custo em dólar por uma outra com custo em real gerou ao escritório de advocacia Barbosa, Müssnich & Aragão ganhos de funcionalidade, suporte e pós-venda, além de resultados financeiros positivos e retorno de investimento significativo. Isso aconteceu devido à opção pela BRToken como desenvolvedora e fornecedora de sistema de autenticação forte para acesso remoto a todas as aplicações do escritório, desde correio eletrônico até mesmo aplicações mais complexas, como ERP.

Os ganhos financeiros obtidos com a troca pela solução da BRToken, segundo Marcello Rodriguez, coordenador de infraestrutura do escritório de advocacia, “permitiram a ampliação do número de dispositivos, substituindo os anteriores, mantendo estoque interno, permitindo, a longo prazo, economia significativa com os custos de manutenções e renovações anuais que são bem menores”.

Baseada nos produtos SafeCORE Server e SafeSIGNATURE, com serviços de manutenção e suporte para 12 meses, a solução fornecida pela BRToken está em operação desde maio de 2009 e possibilita acesso remoto seguro a cerca de 400 pessoas, entre associados e funcionários que atuam nas unidades localizados no Rio de Janeiro, em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. No entanto, como a ferramenta foi idealizada para acesso remoto externo, “nossos integrantes utilizam em qualquer lugar do mundo, seja a trabalho em clientes ou em suas residências. Por ser acesso via Web, não necessitando instalação de cliente, o seu uso se torna muito simples”, ressalta o coordenador de infraestrutura do escritório de advocacia.

Outro ponto importante na decisão pela ferramenta da BRToken, como explica Rodriguez, foi o fato de ser desenvolvida no Brasil, com características simples e eficientes. Foram diversos esforços voltados para a integração da ferramenta com o sistema atual utilizado por nós. Ou seja, foram realizados diversos testes e algumas modificações no sistema para que pudesse ser integrado às demais aplicações do atual sistema de acesso remoto, com ganhos significativos inclusive de performance.

A aquisição da solução da BRToken pelo Barbosa, Müssnich & Aragão demonstra “que nossos produtos se adequam e podem atender a qualquer mercado”, frisa César Lovisaro Neto, diretor comercial da BRToken, ao citar a fabricação no Brasil, aliada ao suporte em português, como os fatores que “propiciam maior conforto e despreocupação ao cliente”.

Sobre o SafeCORE Server

O SafeCORE Server é um servidor de autenticação RADIUS. Através dele, configurado para trabalhar com os seus serviços de VPN e aplicativos corporativos, integrando-se facilmente usando o protocolo padrão RADIUS, fica simples controlar o acesso remoto de usuários, com a segurança dos produtos de autenticação da BRToken.

Compatível com os sistemas operacionais Windows XP/2000/Vista/2003/2008 e integrado com o Microsoft Active Directory, é 100% gerenciado via browser. Para isso, desde que instalado com um servidor web próprio, permite gerenciamento a partir de qualquer estação de forma segura, usando um browser, sem a necessidade de instalação ou manutenção de softwares clientes.

Além disso, o SafeCORE Server possibilita a integração com produtos de terceiros via protocolo padrão RADIUS, conta com logs de autenticação para auditoria, é de instalação rápida e simples, possui criptografia forte da base de dados e suporte a diversas bases de dados via ODBC. Conta com interface intuitiva, que favorece aos administradores , em pouco tempo, habituarem-se ao seu uso e efetuarem, sem a necessidade de treinamentos, tarefas como adicionar usuários, importar tokens, apresentar logs, entre outros

O SafeCORE Server permite definir grupos de usuários, com direito ou não de se autenticar nos diversos dispositivos de acesso remoto e de rede. Assim, mesmo que um usuário válido com seu token tente se autenticar em um dispositivo para o qual ele não está autorizado, a validação será rejeitada pelo SafeCORE Server.

Sobre o SafeSIGNATURE

O SafeSIGNATURE é uma ferramenta que oferece segurança superior aos tokens comuns pois, além de gerar uma senha dinâmica (OTP) baseada em tempo, usando o padrão OATH-TOTP, gera uma Assinatura Eletrônica de transações, utilizando tecnologia com pedido de patente para a leitura de informações a partir de uma imagem. Assim, uma assinatura eletrônica é gerada pelo token em função de chave interna única, tempo e dados da transação.

Devido a esses valores, modo, somente o portador do token poderá efetuar a transação; a senha dinâmica (OTP) deverá ser utilizada naquele instante,não permitindo que, se eventualmente capturada, seja utilizada futuramente; os valores da operação, se alterados, serão detectados e invalidados; e não haverá repúdio à transação.

A tecnologia implementada pelo SafeSIGNATURE permite que o horário no token possa ser ajustado, da mesma forma em que se faz a assinatura eletrônica de uma transação. Ou seja, através da leitura, na tela, dos valores corretos de horário. Isso facilita a solução de problemas relacionados com perda de sincronismo, já que o horário dos tokens pode ser reajustado, utilizando métodos seguros.

Sobre Barbosa, Müssnich & Aragão

Criado em 1995, por profissionais experientes e estabelecidos no mercado, o escritório Barbosa, Müssnich & Aragão acumulou grande conhecimento do cenário jurídico-econômico brasileiro. O seu modelo é o de um escritório de advocacia de negócios, tendo como foco prioritário a oferta, aos clientes, de apoio integral na área jurídica, orientando-os em todos os aspectos legais decorrentes de cada operação.

Barbosa, Müssnich & Aragão tem participado de expressivo número de grandes operações ocorridas no Brasil. Sua capacitação se estende aos mais diferentes campos do Direito Empresarial, contemplando todos os desdobramentos legais resultantes das mais diversas operações nos segmentos societário, tributário, financeiro, administrativo, processual, trabalhista e de propriedade intelectual. Participa ativamente das operações, auxiliando os clientes a identificar soluções criativas para as questões fundamentais de seus negócios.

Atualmente, o Barbosa, Müssnich & Aragão conta com mais de 600 profissionais de diversas áreas, incluindo a parte administrativa.

Sobre a BRToken

Criada em 2007 para atender à demanda do mercado nacional por soluções inovadoras em autenticação forte, a BRToken (www.brtoken.com.br) é responsável pelo desenvolvimento e pela fabricação de soluções em Segurança Digital com tecnologia de ponta 100% nacional.

Sua unidade fabril, que inclui montagem e desenvolvimento de software, está localizada em Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica de Minas Gerais, em galpão com 480m². É lá que se encontra a área de desenvolvimento de software e que deve, ainda em 2009, receber as áreas de produção e logística. A BRToken desenvolve seus produtos a partir de modernos processos, implementando a mais alta tecnologia e inovações em suas soluções. Além disso, mantém suas áreas comercial, técnica e financeira em Cotia–SP, em um espaço com 280m².

Oferecendo inovação e eficiência ao mercado, a BRToken desenvolve seus produtos, seguindo padrões mundiais em segurança, adaptáveis às necessidades e às exigências do cliente.

A empresa recebeu incentivo com um projeto submetido e aprovado através do PAPPE Programa de Subvenção do Governo Federal via FAPEMIG, e que será lançado até o final de 2009.