Solução Avigilon coíbe vandalismo na Cidade mais fria do Brasil - NetSeg

Solução Avigilon coíbe vandalismo na Cidade mais fria do Brasil

Cidades Digitais | 10/03/2014

O que leva uma cidade com baixo índice de criminalidade a decidir pela instalação de um sistema de CFTV para monitoramento das ruas e avenidas? Muitas podem ser as respostas. No caso de Urupema, no interior do Estado de Santa Catarina, o objetivo foi coibir os atos de vandalismo, uma vez que o número de turistas cresce dia a dia.

Urupema, uma das mais altas cidades brasileiras e a que registra, oficialmente, as temperaturas mais baixas do Brasil (chegando a -10ºC), recebe pessoas de várias localidades, que, segundo Alesandro Muniz Pereira, secretário municipal de Administração, Finanças, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, “vem conhecer nossa cidade, que leva o título de A Cidade mais fria do Brasil”.

Para fazer o monitoramento, a administração da cidade optou por solução Avigilon, fornecida pela Policom Paraná (empresa do Grupo Policom) e implementada pela Lógica Telecom. Em operação desde abril de 2012, o sistema conta com 7 câmeras, que cobrem o perímetro urbano do município, garantindo vigilância de todas as entradas e saídas da cidade. Todo o material gravado, é disponibilizado em tempo real à Delegacia de Polícia e a população, ressalta Pereira, “como sabe que o sistema está instalado, em caso de necessidade pode acioná-lo”.

No total, a solução implementada em Urupema conta com 2 câmeras de 5 megapixel Day/Night box e 5 câmeras de 2 megapixel Day/Night box Avigilon, equipadas com lentes do tipo varifocal de 8 a 80 mm, entre outros equipamentos. Todo o sistema é gerenciado por um NVR Avigilon de 5 terabytes que, entre outras características, é fornecido com o Centro de Controle Avigilon com software de Servidor de Gerenciamento de Vídeo de Rede de Alta Definição pré-carregado e configurado, tem capacidade para gravar até 32 MB/s de dados de imagem, suporta até 128 canais de câmera com capacidade para até 30 imagens por segundo por canal de câmera.

O secretário municipal lembra, ainda, que, em 2009 o prefeito Amarildo Luiz Gaio via o Ministério de Ciências e Tecnologia descobriu a existência de recursos para fornecimento de internet à população. “Com a implantação de projeto chamado Cidade Digital, abriu-se a possibilidade de instalar sistema de vigilância e monitoramento, favorecido por parte da infraestrutura criada com o projeto de internet”.

Desse modo, para manter a ordem e a tranquilidade características da região, mesmo com o aumento da atividade turística e a presença de maior número de visitantes no mesmo ano de 2009, foi feita a instalação de um sistema de sistema de monitoramento e vigilância no pátio de máquinas e veículos municipais, junto à Secretaria Municipal de Transportes e Obras, visando a controlar o acesso de pessoas no local. Esse primeiro sistema, informa Pereira, é “bastante inferior a este, mas, de forma bem econômica, possibilitou manter a vigilância deste local e até o momento não se verificou nenhum ação de vandalismo com estas máquinas quando estão neste local”. Desse modo, a solução Avigilon instalada é uma evolução na aplicação de tecnologias de ponta naquele município.

Soluções Avigilon utilizadas

Desenvolver soluções em CFTV IP com maior resolução e mais economia é o princípio básico das soluções da canadense Avigilon distribuídas no Brasil pelo Grupo Policom. O atendimento desse princípio norteou a escolha da Prefeitura de Urupema.

A solução se diferencia pela utilização, entre outros itens, de câmeras Dome IP panorâmicas de alta definição com 8 megapixel, equipamentos plug-and-play que encontram aplicação em áreas com muitos corredores e salas.

De fácil instalação, permitem autodetecção e autoconfiguração das câmeras e contam com lentes pré-focadas e instaladas em fábrica, que dispensam ajustes de lentes durante a instalação. O dome é compacto e robusto, o que torna as câmeras à prova de vandalismo, água e poeira, contando, também, com acessórios de montagem para instalação de teto, caixa elétrica e ambientes externos.

O modelo de 360º é indicado para instalação em teto ou forro, posicionado ao centro de salas. Permite o monitoramento simultâneo de quatro cenas como, por exemplo, corredores, acessos e vagas de estacionamento. O modelo de 180º é indicado para instalação em parede, permitindo, por exemplo, que uma ampla sala de espera seja monitorada de modo eficiente e econômico, em alta definição. Outros exemplos de aplicação destas câmeras são monitoramento de fileiras de caixas em lojas de varejo, monitoramento de prateleiras em estoques, entre outros ambientes semelhantes.

Tanto a câmera de 180º quanto a de 360º possui quatro lentes de 2 megapixel, totalizando 8 megapixel de resolução máxima.

Além de capturar imagens com detalhes mínimos, essas câmeras panorâmicas permitem PTZ digital ao vivo e gravado, assim como sincronização de gravação e detecção de movimentos da câmera com o sistema de alarmes do ambiente. E mais: favorecem a gravação de áudio de alta qualidade a partir de qualquer entrada ou microfone.

Câmera IP de 5.0 megapíxeis dia/noite - A Câmera IP Avigilon de alta definição dia/noite de 5.0 megapíxeis é uma câmera CMOS de varredura progressiva projetada para uma grande variedade de aplicações de vigilância. Ela transmite imagens por 100BASE-TX usando avançada tecnologia de compressão JPEG2000 progressiva para atingir a menor largura de banda de rede e o armazenamento de imagens mais eficiente do setor ao mesmo tempo em que mantém a qualidade de imagem. O sistema de aquisição de imagens pela câmera ajusta automaticamente o tempo de exposição, a íris e o filtro de corte infravermelho removível, assegurando a captação das as evidências durante o intervalo de cenas, tanto de dia quanto a noite. A câmera é compatível com lentes de montagem C ou CS e controles automáticos de íris da unidade DC. Além disso, possui foco traseiro de lentes ajustáveis, alimentação sobre Ethernet, entrada de alimentação de 24 VCA ou 12 VCC, e interface de E/S externa e RS-485.

Servidor do gravador de vídeo em rede HD - O Servidor do gravador de vídeo em rede HD Avigilon (NVR) foi projetado para alto desempenho na gravação e na reprodução de vídeo de alta definição. O NVR tem um Centro de Controle Avigilon com software de Servidor de Gerenciamento de Vídeo de Rede de Alta Definição pré-carregado e configurado, tendo capacidade para gravar até 32 MB/s de dados de imagens a partir de até 128 canais de câmera rodando a 30 imagens por segundo. Permite, ainda, a administração e a visualização de dados de imagens ao vivo ou gravadas remotamente. Montado em um chassi 2U, suporta até 128 canais de câmera e possui portas Ethernet de 4 gigabit.

Sobre o Grupo Policom

Fundado em 1995, o Grupo Policom (www.grupopolicom.com.br) é referência no mercado nacional de distribuição de produtos para Cabeamento Estruturado direcionados a aplicações de dados, voz, vídeo e controles prediais, e para CFTV IP dos principais fabricantes do mercado, reconhecidos internacionalmente.

Com sede na capital paulista, é formado pelas empresas Policom SP (São Paulo-SP), Policom Rio (Rio de Janeiro-RJ), Paris Cabos (São Paulo-SP), Policom Paraná (Curitiba-PR) e Policom RS (Porto Alegre-RS), mantendo representantes regionais para áreas específicas, como interior dos Estados de Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Em 2010, inaugurou o Policom Solution Center, com área de 130 metros quadrados para treinamentos e showroom das soluções de alta tecnologia comercializadas, que é também aberto à visita dos clientes, mediante agendamento prévio.

Contando com estrutura logística em condições de atender a todo o território nacional, o Grupo Policom oferece suporte técnico e comercial aos seus clientes. O seu corpo de profissionais participa constantemente de cursos ministrados pelos fornecedores e parceiros, mantendo-se atualizados para orientar corretamente os clientes com relação às melhores soluções de conectividade. Atualmente, o Grupo Policom possui diversos engenheiros, MBAs e RCDDs entre seus mais de 160 colaboradores.

Assessoria de Imprensa - Vetor Comunicação