Reino Unido publica guia com princípios básicos de segurança para carros conectados - NetSeg

Reino Unido publica guia com princípios básicos de segurança para carros conectados

Dicas | 2017-08-17

Governo britânico que evitar que carros autônomos sejam atacados por hackers, roubando dados de seus donos ou que estes assumam o controle da máquina.

O Reino Unido lançou um guia com os princípios básicos de cibersegurança para veículos conectados e autônomos. Em comunicado, o governo do país diz que a medida em que os carros se tornam mais inteligentes, é preciso que a indústria automobilística se conscientize da necessidade de se tornar mais segura.

Baidu e Microsoft unem forças para avançar em carros com direção autônoma

A principal preocupação do Reino Unido é a de que os veículos inteligentes sejam atacados por hackers e que estes tenham acesso a seus dados pessoais, roubem veículos que usam o sistema de entrada sem chaves ou tomem o controle do carro, o que pode levar a tragédias nas ruas.

O ministro dos Transportes, Martin John Callanan, explica que é importante estabelecer proteções mínimas para o cidadão já que os carros conectados se tornam mais comuns nas estradas britânicas. “É essencial que toda a cadeia produtiva, incluindo designers e engenheiros, sigam um conjunto de diretrizes que suportem esta indústria global”, diz.

Entre os requisitos mais importantes do guia, está a garantia de que o veículo seja capaz de suportar um ataque cibernético, assegurando que os dados do usuário não corram perigo e que as empresas garantam a opção de eliminar e desvincular estas informações do sistema do veículo.

Os fabricantes serão obrigados a avaliar os potenciais riscos dos veículos inteligentes, colocando as companhias como responsáveis por administrar o software do sistema e garantir sua segurança durante toda a vida útil.

“As medidas a serem tomadas asseguram a proteção de veículos modernos para os consumidores se as tecnologias falharem”, diz o Canallan. O propósito deste regulamento, acrescentou, é “deixar florescer a inovação e garantir que a próxima onda de tecnologia seja concebida e operada com segurança no Reino Unido.”