Sistema de “Voice Evacuation” é instalado na Câmara de Ribeirão Preto - NetSeg

Sistema de “Voice Evacuation” é instalado na Câmara de Ribeirão Preto

Cidades Digitais | 2020-01-20

Um sistema de sonorização pode ser implantado de diferentes formas, a depender da necessidade de cada ambiente. O que chama a atenção no caso da Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto, se comparada a outros grandes exemplos, é justamente a inovação, já que o projeto solicitava a instalação de um sistema de voice evacuation.

Quer saber como isso funciona e qual foi a estratégia para a realização desse serviço? Então, continue a leitura! Falaremos, aqui, sobre o sistema de voice evacuation, o processo de instalação na Câmara de Ribeirão Preto e as vantagens de adotar esse tipo de estrutura de som. Confira!

O sistema de voice evacuation

O voice evacuation system integra, com inteligência, os sistemas de segurança, sonorização e avisos. Grosso modo, ele conta com amplificadores para disponibilizar uma música de fundo (BGM) e, ao mesmo tempo, microfones para a emissão de avisos naquele local. Além disso, ele traz consigo um sistema de monitoramento e pode ser configurado por software.

O técnico de som ou responsável por operá-lo pode manter, por exemplo, uma música de fundo e, eventualmente, falar pelo microfone. Em prédios mais amplos, como é o caso da Câmara de Ribeirão Preto, o sistema permite localizar funcionários por meio desse recurso — da mesma forma que acontece em supermercados e mega lojas.

Para ir além, o voice evacuation pode ser configurado de forma personalizada para cada ambiente. Assim, uma eventual mensagem não precisa ser necessariamente emitida para todo o prédio. Basta selecionar a área e falar ao microfone.

Mas, afinal, o que há de especial nessa tecnologia para viabilizar esses recursos? É o que mostraremos a seguir.

A instalação do sistema de som na Câmara de Ribeirão Preto

A licitação feita pela Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto foi realizada com o objetivo de promover a instalação de um sistema de som que atendesse às demandas do prédio novo do órgão: salas de reunião, corredores, pátios, escritórios e ambientes em geral nos dois pavimentos. O serviço foi assumido pela empresa Classe A Tecnologia, que, devido à especificidade do sistema, contou com o suporte do Grupo Discabos.

O prédio contava com muitas áreas que exigiam um canal personalizado de som — foram 35 no total. Para atender a essa demanda, foram utilizados vários amplificadores da marca japonesa TOA, que é o grande diferencial desse sistema. Trata-se de um equipamento de ponta, com altíssima qualidade e essencial.

Para se ter uma ideia, o TOA é o amplificador utilizado em sistemas de som de navios da Petrobrás, sobretudo por sua resistência e capacidade sonora. Além de ser robusto, ele divide o som em seis formas, permitindo a multiplicação dos canais utilizados. Isso possibilitou a divisão das áreas do prédio, de acordo com as exigências do projeto.

A instalação física e lógica

O serviço completo nos dois pavimentos durou 45 dias, sendo 8 deles exclusivamente para a implementação do sistema TOA. Além de furar paredes e teto para a instalação das caixas de som, foi necessário estabelecer um local para centralizar o comando do sistema: amplificadores, microfones etc. Nesse caso, os equipamentos instalados foram da linha TOA VM-3240VA.

Quanto à obra em si, a parte mais complicada foi a execução dos furos nos tetos de forro flexível. Nesse caso, é feito um furo com o diâmetro exato do suporte e, depois, são colocados a arandela e o fio. Os cabos são passados até a sala técnica para serem plugados nos amplificadores, que são ainda conectados entre si por cabos de rede — o que é outro diferencial do sistema.

Ao final, o software TOA VM 3000 foi instalado e configurado para funcionar como gerenciador da distribuição de áudio. Ele é conectado aos amplificadores, também por um cabo de rede, para enviar e receber dados. Vale destacar que a implementação envolve uma rotina de testes para garantir que toda a infraestrutura esteja funcionando corretamente.

O resultado da configuração do software para voice evacuation é o que mostraremos agora.

As vantagens de contar com um sistema de voice evacuation

Esse tipo de sistema permite um alto nível de customização do uso das caixas de som. Graças ao software TOA VM 3000, é possível gravar mensagens personalizadas para utilização nas mais variadas situações. Veja alguns exemplos!

Sistema para evacuação

O foco principal do voice evacuation é, como o próprio nome já diz, o processo de evacuação. Nesse sentido, o sistema de som passa a integrar o de segurança, substituindo alarmes ou sirenes por uma mensagem de voz gravada. Em um tom muito mais tranquilo e objetivo, a mensagem indica o caminho correto para a evacuação — e pode ser customizada, é claro, para dar instruções mais precisas em cada ambiente.

Na prática, é uma abordagem muito mais eficiente, capaz de gerar menos pânico e direcionar as pessoas para os locais corretos de evacuação. O tempo de saída é reduzido drasticamente, o que colabora para a segurança de todos os que trabalham ou circulam no local. Não é à toa que o sistema é obrigatório em vários lugares da Europa.

Monitoramento de falhas

A gestão e a manutenção do sistema de voice evacuation também são mais eficientes graças à sua capacidade de autogestão. Isso significa que se um técnico comete um erro com um alicate e corta um fio, por exemplo, o software é capaz de identificar onde e quando houve a falha, gerando uma notificação para que as providências sejam tomadas.

Assim, um processo de reparo, que levaria horas, até mesmo, para identificar que algo está errado, pode ser realizado em minutos. Por fim, vale destacar que esse sistema segue os critérios indicados por certificações internacionais, o que é essencial, sobretudo em locais de grande circulação de pessoas, como é o caso.

Como você pôde ver, a Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto conta, agora, com um sistema de alta tecnologia, robusto e com capacidade para atender às suas mais variadas demandas. Com a implementação do voice evacuation, as caixas de som passam a fazer parte de uma estratégia mais ampla, integrando música ambiente, comunicação em geral e intervenções de segurança e emergência.

Agora que você já sabe como ele funciona, entre em contato com a gente e conte com a nossa equipe técnica para auxiliá-lo em seus projetos de áudio!

https://discabos.com.br/blog/exemplos-de-projetos/voice-evacuation-para-camara-de-ribeirao-preto