Tour Mundial de Realidade Mista em Cirurgias - Um novo passo rumo à inovação da medicina - NetSeg

Tour Mundial de Realidade Mista em Cirurgias - Um novo passo rumo à inovação da medicina

Saúde | 2021-02-10

Microsoft fornece soluções de realidade mista para médicos e permite que cirurgiões melhorem a prática médica durante uma cirurgia.

15 cirurgiões de 13 países realizaram 13 operações ortopédicas usando realidade mista como parte de um evento de 24 horas. Os cirurgiões colaboraram entre si de forma virtual usando o Microsoft HoloLens 2 e o Dynamics 365 Remote Assist, e foram liderados pelo Professor Thomas Grégory do Hospital Avicenne AP-HP, na França. O Professor Grégory realizou a primeira cirurgia usando realidade mista em dezembro de 2017. 

Tour mundial (virtual) de Medicina 

O Professor Grégory e sua equipe lideraram todas as 13 cirurgias de realidade mista a partir do Hospital Avicenne AP-HP. Com isso, foram realizadas cirurgias em vários países, incluindo: França, Índia, Emirados Árabes Unidos, África do Sul, Ucrânia, Alemanha, Bélgica, Marrocos, Brasil, Bolívia, México, EUA e Reino Unido. 

Equipados com o HoloLens 2 e o Dynamics 365 Remote Assist, os cirurgiões de cada país foram capazes de:  

  • Visualizar e realizar a cirurgia através de um holograma; 
  • Compartilhar sua visão em tempo real da cirurgia, beneficiando-se da experiência dos pares remotos em diferentes casos clínicos;  
  • Treinar seus pares remotamente, enriquecendo suas práticas cirúrgicas.  

O HoloLens é um headset de realidade mista sem fio e holográfico que se conecta com aplicativos e soluções para permitir ou aprimorar a colaboração, inovação e produtividade. Comparado aos projetos anteriores, o HoloLens 2 é mais leve, mais confortável e imersivo para o cirurgião. A tecnologia de rastreamento de mãos e olhos detecta onde está o foco do cirurgião, permitindo que eles operem com maior precisão.

O componente internacional do evento permitiu que profissionais de saúde de diferentes países e culturas compartilhassem a diversidade e a riqueza de suas respectivas práticas:  

  • Dr. Bruno Gobatto (Cirurgião Ortopédico de Ombro e Cotovelo, Hospital Jaraguá, Brasil): "A grandeza deste projeto está em sua capacidade de reunir pessoas de diferentes culturas e expertises. Essa é a melhor maneira de democratizar o uso da realidade mista no segmento cirúrgico."  
  • Dr. Ashish Babhulkar (Chefe do Departamento de Lesões de Ombro e Esportes, Hospital Deenanath Mangeshkar em Pune, Índia): "Em alguns países onde a expertise é maior, os cirurgiões têm melhores resultados em alguns casos clínicos específicos. Essa experiência nos permitiu aprender com os outros de uma maneira nova e melhorar nossas habilidades cirúrgicas." 
  • Dr. Rashed Alshaeel (Diretor de Ortopedia e Trauma, VPS Burjeel Medical City, Emirados Árabes Unidos): "O HoloLens mudará a forma como operamos. Começaremos a usá-lo para treinar nossos futuros cirurgiões e para assistência remota. É um novo mundo que surge para a indústria da saúde." 
  • Professor Thomas Gregory (Cirurgião de Ombro, Cotovelo, Pulso e Mãos, Hospital Avicenne AP-HP, França): “A realidade mista transforma nossas práticas cirúrgicas. O HoloLens 2 atua como assistente e nos permite usar a tecnologia para garantir e padronizar cirurgias."  
  • Charles Claestroupat (Líder do Setor Público, Microsoft França): "Acreditamos que se há uma área onde a tecnologia deve ter um impacto significativo no atendimento ao interesse público, é na saúde. O uso efetivo da tecnologia contribui para melhorar os cuidados globalmente. Desde a experiência do paciente e a prática do cuidador, até o fornecimento de informações mais abrangentes e seguras a todos os envolvidos." 

Discussões em mesas-redondas demonstram uma visão e perspectiva compartilhadas  

Além da transmissão por 24 horas, o evento foi complementado por cerca de 25 mesas-redondas gravadas e focadas na contribuição da tecnologia para a prática cirúrgica e no futuro da medicina.  

Mais de 60 profissionais internacionais de saúde discutiram os pontos fortes da realidade mista, da inteligência artificial e, de forma mais geral, da inovação tecnológica. Esses painéis também representam uma oportunidade para destacar a importância do desenvolvimento da e-saúde e apresentar o futuro da formação na nesta área.  

Todo o conteúdo transmitido durante o evento estará disponível em: https://aka.ms/24h 

Compromisso do Hospital Universitário Avicenne AP-HP e da LaMSN da Universidade de Sorbonne Paris Nord com a inovação médica  

Por muitos anos, o professor Thomas Gregory e o Hospital Universitário Avicenne AP-HP têm se empenhado em desenvolver um sistema de saúde moderno, eficiente e seguro que aumente as capacidades de cada cirurgião. 

Como um grande player em pesquisa aplicada e inovação em saúde, o Hospital Universitário Avicenne AP-HP tem sido pioneiro na prática de tecnologias de ponta. Também atua como um centro de excelência para a formação de futuros profissionais médicos.  

Por meio de sua operação inicial com a realidade mista em 2017, e de sua recente experiência com cirurgia holográfica por 24 horas, o hospital, juntamente com seus parceiros, está ampliando a expertise da França em inovação médica ao redor do mundo. 

A LaMSN da Universidade de Sorbonne Paris Nord, com sua visão interdisciplinar, está comprometida com a inovação e o desenvolvimento da IA e de ferramentas baseadas em realidade mista para o aprendizado e a prática da cirurgia. Ela abriga um centro cirúrgico de IA, o Moveo, administrado pelo Professor Thomas Gregory. Entre outras coisas, o centro Moveo processa grandes volumes de dados cirúrgicos coletados pelo HoloLens. Esses dados alimentam algoritmos de IA e fornecem recomendações em tempo real aos cirurgiões, melhorando seus procedimentos. 

Cirurgiões envolvidos na cirurgia de 24 horas:  

- Professor Stefan Greiner - ALEMANHA 

- Doutor John Erickson - EUA 

- Doutor John Sledge - EUA 

- Doutor Bruno Gobbato - BRASIL 

- Doutor Ashish Babhulkar - ÍNDIA 

- Professor Roger Emery - REINO UNIDO 

- Professor Stephen Roche - ÁFRICA DO SUL  

- Doutor Jean-Florin Ciornohac - BÉLGICA  

- Doutor Jaber Al-Khayli - EMIRADOS ÁRABES UNIDOS 

- Doutor Rashed Alshaeel - EMIRADOS ÁRABES UNIDOS 

- Doutora Amara Gantier - BOLÍVIA 

- Doutor Michell Ruiz - MÉXICO 

- Professor Belkacem Chagar - MARROCOS 

- Professor Abderrahim Rafaoui - MARROCOS 

- Doutor Oleksandr Strafun - UCRÂNIA