Conheça o sistema de áudio IP em terminais de ônibus em Goiânia - NetSeg

Conheça o sistema de áudio IP em terminais de ônibus em Goiânia

Transporte | 2019-11-25

O sistema de áudio por IP usa o protocolo de rede para transmitir mídias de forma simultânea. É mais flexível que instalações tradicionais, pois utiliza a infraestrutura de rede que muitas vezes já está pronta.

É a solução adequada para uma comunicação centralizada e integrada, que acontece em tempo real, e pode ser usada, principalmente, para demandas de grande abrangência, como redes de varejo e atacado, indústrias, universidades e terminais de ônibus em metrópoles.

Conheça neste artigo, escrito com base na entrevista de Francisco Pereira, coordenador técnico Grupo Discabos e Jeová Calixto, coordenador de manutenção de hardware da Redemob, um case de sucesso do Grupo Discabos com a instalação de sistema de áudio IP em terminais de ônibus em Goiânia.

Quais as vantagens do sistema em terminais de ônibus?

Terminais de ônibus são locais em que a grande concentração de pessoas privilegia a transmissão abrangente de mensagens, seja para publicidade ou de modo informacional.

Apesar dessa funcionalidade, a comunicação precisa ser integrada, ou seja, por microfone o funcionário do centro de controle realiza uma chamada para todos os terminais ao mesmo tempo.

Além disso, por meio de outro emissor — um soundsource BGM, é possível disponibilizar, para melhorar a experiência do usuário do serviço de transporte público, um fundo musical ou notícias com transmissão em tempo real. Confira as vantagens da instalação da solução em terminais de ônibus a seguir.

Integração

A comunicação é centralizada, feita diretamente da CCO (Central de Controle Operacional) que tem autonomia para escolher se a mídia será transmitida para um determinado terminal ou em todos os terminais ao mesmo tempo, pois eles recebem simultaneamente os streams de áudio.

Apesar disso, o sistema de áudio por IP também pode ser desenhado para que a infraestrutura seja descentralizada, conforme a demanda do cliente. Dessa forma, a disponibilidade do sistema não é comprometida se alguma falha ocorrer.

Qualidade de áudio

Como o sinal é digital, a transmissão de dados acontece com extrema qualidade, sem interferências (como ruídos) e qualquer chance da ocorrência de problemas comuns, que afetam o desempenho da infraestrutura tradicional.

Redução de custos

A redução de custos acontece, principalmente, porque não é necessária a instalação de cabos de áudio, que oneram a infraestrutura e aumenta a necessidade de manutenção.

Escalabilidade

O sistema é modular, ou seja, com a demanda de novos terminais, consegue se adequar para atender o crescimento da infraestrutura, sem comprometer a qualidade de transmissão das mídias e se integrar com qualquer dispositivo de som.

Como foi a instalação do sistema de áudio IP em Goiânia?

Antes da instalação do sistema de áudio por IP da marca TOA, distribuída exclusivamente pelo Grupo Discabos, já havia um sistema de som em operação nos terminais de ônibus em Goiânia. Porém era offline, ou seja, executava apenas mídias gravadas em CDs. Era necessário gravar o mesmo conteúdo em vários discos para que as informações repassadas aos usuários fossem iguais.

O problema era que sempre que surgia uma nova mensagem ou a necessidade de uma atualização, precisavam que todo o conteúdo fosse novamente gravado e disponibilizado. Com a solução em IP foram adquiridos apenas os dispositivos que estabelecem conexão entre o terminal e o estúdio da unidade de controle.

São 15 terminais, localizados em Goiânia e cidades da região metropolitana. O Grupo Discabos forneceu dois TOA NX-100 e um microfone na central e caixas receptoras TOA NX-100S nos terminais, que já estavam equipados com amplificadores e caixas de som.

A rede tem mais de 200 quilômetros de fibra óptica, e os anúncios são executados de forma integrada. Além delas, algumas informações institucionais são transmitidas para melhorar a segurança dos usuários e conscientizá-los sobre seu papel na sociedade, como “atravesse pela faixa” ou “jogue lixo no lixo”.

Também são executadas mensagens que ajudam os profissionais em campo, para controle e organização do terminal, informações de trânsito, ocorrências de manifestações e atrasos nas linhas.

A integração entre os terminais facilita a gestão dos equipamentos e centraliza as informações, o que anteriormente não era possível. Além disso, o processo de atualização tanto de conteúdo quanto das soluções que compõe a infraestrutura acontece mais rapidamente.

O que considerar ao implantar o sistema de áudio por IP?

Para que a instalação de um sistema de áudio IP seja bem-sucedida, sem problemas de performance especialmente na qualidade do áudio, uma série de cuidados precisam ser considerados.

O profissional responsável pela instalação precisa se comunicar com a equipe de TI para conferir a disponibilidade dos equipamentos que já compõem a infraestrutura, principalmente para garantir que haja convergência entre as tecnologias.

No case de sucesso dos terminais de Goiânia, por exemplo, houve um problema nessa fase, já que a rede Ethernet por onde passavam os sinais da Redemob não era administrada pelos seus profissionais TI e sim terceirizada.

Essa questão técnica precisava ser resolvida para não aumentar o custo com a liberação do sistema, problema que foi resolvido pelos profissionais de TI da Redemob, que conseguiram liberar os protocolos necessários para que o sinal de áudio digital pudesse passar pela rede.

Além disso é preciso estabelecer uma política de segurança digital, para combater qualquer ameaça que possa comprometer a confiabilidade, disponibilidade e integridade dos dados transmitidos pela rede.

A solução também precisa ser adequada para as necessidades do cliente: por isso é preciso estudar e elaborar um projeto que se encaixe no perfil e nas características de cada local. O nível de investimento também será medido por esse mapeamento.

A instalação de um sistema de áudio IP é uma estratégia inovadora, capaz de aumentar a capacidade de comunicação de várias empresas. Em varejistas, por exemplo, é a ferramenta ideal para melhorar a interação do cliente e motivá-lo em seu consumo, por meio da difusão de promoções relâmpago.

Já na indústria ou escritórios, pode melhorar a segurança dos colaboradores, ajudar na comunicação organizacional e no monitoramento dos processos, tornando as equipes de trabalho mais eficientes e integradas. Tem utilidade ainda, em outros ambientes a exemplo do sistema de áudio IP em Goiânia que foi instalado em terminais de ônibus.

O Grupo Discabos atua no mercado brasileiro há mais de 20 anos e fornece soluções completas para instaladores de sistemas de áudio, vídeo e automação para uso profissional. Entre em contato e veja como podemos ajudar em sua gestão!

https://discabos.com.br/blog/exemplos-de-projetos/conheca-o-sistema-de-audio-ip-em-terminais-de-onibus-em-goiania